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Gestão, organização e automatização para agências e departamentos de comunicação

Como definir pautas para os clientes

O trabalho do assessor de comunicação envolve a divulgação de clientes que bombam na mídia com muitos eventos, lançamentos, produtos e ideias inovadores, mas também situações em que é preciso criatividade, planejamento e perspicácia para alcançar bons resultados.

Afinal, qual a melhor forma de definir pautas para garantir clipagens constantes?

Quando lidamos com assuntos factuais, não há muito o que inventar. A produção de materiais e o contato com a imprensa ocorre em função do fato que motivou a pauta - seja pela repercussão de algo que ocorreu ou pelo anúncio de alguma novidade.

Leitura recomendada: Exclusividade ou prioridade - como trabalhar pautas importantes

No entanto, sempre há momentos em que o cliente não possui grandes temas para a imprensa e o assessor precisa criar estratégias para que a empresa não perca visibilidade. O trabalho inclui gerenciamento de expectativas - principalmente quando o empresário ou executivo deseja divulgar amplamente alguma notícia que não tem forte apelo jornalístico.

Por outro lado, alguns clientes costumam ter dificuldades de perceber pautas em potencial, mesmo com grande conhecimento sobre o próprio negócio e mercado de atuação. Então, cabe ao assessor entrevistar pessoas e buscar informações que possam ser base para uma notinha, uma entrevista em rádio ou TV ou até mesmo uma reportagem mais elaborada que não foi imaginada anteriormente pelo cliente. 

Além de seguir o cronograma de pautas discutidas em reuniões periódicas, é importante acompanhar a repercussão de temas atuais, seja por meio de veículos tradicionais ou pelas redes sociais, pois o assunto do momento pode servir de gancho para encaixar o cliente como fonte ou personagem de alguma matéria com grande apelo midiático.

A retomada de assuntos já trabalhados na imprensa também deve fazer parte do planejamento de uma assessoria. Alguns temas são resgatados todos os anos pela mídia e é interessante manter um arquivo de fácil acesso aos materiais já divulgados. Uma forma de aproveitar as oportunidades com agilidade é usar ferramentas de gestão como o Sigecom, um sistema criado exclusivamente para agências de comunicação e que permite cadastro e pesquisa por pautas e clipagens de forma prática e organizada, facilitando a vida dos assessores e garantindo mais emplacadas para os clientes.