A internet está ao alcance de todos e é uma ferramenta eficiente para divulgar os micro e pequenos negócios. Estar em um ambiente digital, principalmente em páginas de relacionamento como Facebook, Twitter e Instagram, pode ser uma poderosa forma das empresas aparecerem, aproximarem-se dos clientes e ainda conquistarem novos.
As redes sociais influenciam no comportamento da população, encurtam distâncias, conectam pessoas rapidamente e em larga escala e disseminam opiniões de forma amplificada. Mas, para garantir o sucesso da estratégia, o empresário precisa evitar deslizes. O risco está no uso inadequado que pode prejudicar a imagem da marca. Antes de criar uma página o empreendedor precisa pensar quem vai alimentar o conteúdo. Tem gente na equipe qualificada para fazer esse serviço?
Bruno Caetano, diretor superintende do Sebrae-SP diz que para um resultado eficiente na web é preciso ter alguém com tato e agilidade para postar conteúdo que desperte a atenção de quem navega pela internet e também precisa ter muito jogo de cintura para responder rapidamente críticas e reclamações. A empresa deve entrar de forma profissional, caso contrario irá prejudicar sua imagem.
Abaixo confira uma lista com algumas dicas para a sua empresa emplacar o sucesso nas redes sociais:
1. Antes de entrar nas redes sociais conheça as ferramentas e o público que deseja se comunicar;
2. Trace metas ligadas ao negócio e a essas mídias;
3. Estabeleça a mesma identidade que já utiliza no “mundo off-line”. É preciso ter coerência na comunicação. O estabelecimento é conservador? Ok! Então, siga essa mesma linguagem na web.
4. O trabalho é contínuo, requer dedicação e atualização constante, tanto da forma quanto do conteúdo;
5. Desperte a atenção do internauta. Ofereça conteúdo sobre o que a sua empresa vende e também sobre o universo que ela pertence, como bem-estar, viagens, gastronomia e vestuário;
6. Destaque os lançamentos;
7. Fale sobre tendências;
8. Proponha enquetes e emita opiniões;
9. Compartilhe vídeos que faça parte do universo do seu freguês;
10. Desperte a vontade das pessoas interagirem. Abra espaço para que postem fotos e marquem o seu estabelecimento, por exemplo. Essa ação será vista pelos amigos do seu cliente e poderá tornar-se viral;
11. Esteja preparado para receber críticas. Esse canal também funciona como SAC;
12. Aceite as críticas. Elas são um excelente termômetro para medir a aceitação do seu produto.
Agora confira alguns erros a serem evitados pela sua empresa nas redes sociais:
13. Falar mal da concorrência;
14. Não ouvir o cliente;
15. Deixar o perfil às moscas, sem atualização;
16. Não acompanhar o que as outras empresas estão fazendo;
17. Sair compartilhando, dando RT ou respondendo questionamentos antes de entender a atmosfera da mensagem;
18. Escrever qualquer coisa sem revisão;
19. Bombardear os clientes apenas com informações institucionais e se autopromover o tempo todo;
20. Deixar de observar como sua marca está repercutindo nas redes sociais;
21. Transformar a fanpage do seu negócio em um gigante catálogo digital. É mais interessante uma loja que dá dicas de como se vestir do que aquela que só posta fotos da nova coleção, por exemplo;
22. Comentar sobre política e religião;
23. Ficar preso ao número de seguidores. Ter muita gente fora do público-alvo não vai trazer mais negócios à empresa.
24. Misturar a página da empresa com a pessoal;
25. Transformar o espaço em um bate boca aberto a todos. O aconselhado é sempre levar a reclamação ou discussão para uma conversa fechada por e-mail ou telefone.
Fonte: Blog Mídia 8