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Minha empresa está nas redes sociais. E agora?

Atualmente quase todas as empresas estão nas redes sociais, seja de pequeno, médio ou grande porte, e o que difere uma da outra é o gerenciamento e a importância dada a essa ferramenta de baixo custo e de grande eficiência. Uma das características das mídias sociais é que são gratuitas e isso ajuda na sua popularização, mas acaba contribuindo com uma grande demanda de perfis desatualizados e com conteúdos irrelevantes, o que acaba estagnando o público. Por serem gratuitas, muitas empresas optam por utilizar as redes sociais, mas a longo prazo as abandonam, não postando conteúdo ou usando erradamente a ferramenta.

Para você que procura investir em redes sociais é importante seguir algumas etapas que podem ajudar a gerenciá-las e ter grande relevância dentro do meio digital. Em primeiro lugar, contrate um profissional, pois ele saberá gerenciar sua imagem nas redes sociais e ganhar seguidores fiéis. Se você possui uma pequena empresa, não se preocupe, pois apesar de não ser/ter um profissional de social media, você conhece muito bem o seu produto, o que é de grande importância para vender sua imagem na internet.

É importante que antes de por a mão na massa você entenda e estude sua empresa ou a empresa para qual trabalha. Conheça, entenda o que ela oferece e qual é o posicionamento dela dentro do mercado, qual o produto/serviço e, principalmente, o público alvo. Hoje as redes sociais oferecem ferramentas que podem ajudar a identificar qual seu público-alvo principal. Para facilitar e tornar ainda mais palpável essas informações, você pode procurar grandes marcas e entender como elas se posicionam. Cada marca interage e se comunica de forma diferente. Com a identificação do seu público e o conhecimento sobre seu produto, o planejamento é o próximo passo.

Para que sua comunicação seja eficaz é importante que você tenha planejamento. Pensar antes de agir vai te ajudar a não cometer alguns erros, como misturar vida pessoal com a da sua empresa, emitir opiniões sobre assuntos do cotidiano, postar conteúdo inapropriado, postagem excessivas ou tratar sua página como um perfil pessoal. No seu planejamento é importante pensar como será sua forma de atuação, quais serão as redes sociais utilizadas e qual o objetivo do seu perfil. É importante entender que mídias sociais não trazem vendas imediatas, e que a principal função dessa ferramenta é fortalecer sua marca.

Após o planejamento está na hora de você pensar no conteúdo, pois é isso que vai fazer do seu perfil uma página de relevância. Atente-se à linguagem que será utilizada, pois cada público tem características diferentes, além disso, outras variações podem fazer você mudar a forma de se expressar. Quando você identificar qual a linguagem, gosto, lazer, classe social e prazeres em comum vai conseguir a identificação do público com sua marca. Para exemplificar seguem dois exemplos de grandes empresas com públicos distintos que utilizam linguagens diferentes:

Axe: “Se a sua namorada quer o seu bem, mostre esse estudo pra ela. Acabaram as desculpas para vetar a sua saída com os brothers!”.

Bando do Brasil: “Aproveite o começo do ano para se organizar. Coloque no papel gastos com festas, material escolar, IPVA, IPTU e tudo que precisar.”

Para que sua gestão seja ainda mais eficaz, quando falamos de branding (marca) é interessante que você consiga criar uma identidade para seus post, seja ela visual ou escrita. Mudar a forma de escrever ou o visual de seus posts pode prejudicar a fixação da marca. Sendo assim, um bom conteúdo pode ser prejudicado pela falta de identidade. Também é importante que seus clientes tenham uma boa impressão da sua empresa, por isso mantenha o relacionamento sempre ativo, envie resposta rápidas, não apague post com reclamações, resolva problemas e, de quebra, ganhe elogios.

Para finalizar, você precisa monitorar suas redes sociais a partir de comentários, reclamações, sugestões, compartilhamentos e curtidas, assim conseguirá informações úteis para melhorar sua gestão digital e também informações sobre problemas e acertos em sua loja física. Se você é um profissional de mídias sociais é importante trabalhar com métricas e relatórios de desempenho isso pode ajudar a tornar palpável o resultado do seu trabalho.

Fonte: Blog Mídia 8