Qual seria a melhor definição para assessoria de imprensa? Ferramenta de marketing ou fixadora de marca? Ou ambas? Na verdade, essa questão está sendo debatida em todos os cursos de marketing e de jornalismo que são antenados com a realidade social que nos cerca.
Do ponto de vista corporativo cabe entender quais benefícios a empresa poderá obter por meio de um bom trabalho de assessoria de imprensa. Sob a ótica do jornalismo fica a conclusão de que qualquer trabalho na área de comunicação que não tenha função muito bem definida, dentro ou fora do universo corporativo, não se justifica se não trouxer retorno financeiro. Isso significa que qualquer tostão hoje investido que não tiver a sua taxa de retorno garantida, fica de lado, sem aplicabilidade imediata.
Então, a bola da vez, que ganha espaço no mundo corporativo e gera resultados satisfatórios é a integração, ou seja, a junção de todas as ferramentas disponíveis, especialmente aquelas que não geram custo imediato, como assessoria de imprensa. O esforço de uma boa equipe e um pouco de criatividade podem mudar a história de uma empresa para o lucro ou prejuízo.
Não há dúvida de que a assessoria de imprensa, ao contrário de outras ferramentas que também auxiliam o marketing e geram visibilidade para a marca, tem crescido de maneira significativa. E a razão é muito simples: todo empresário acredita que até pode economizar em alguma ação do marketing, mas nem sua empresa, nem sua marca podem ficar sem visibilidade. Então, nesse sentido, a assessoria de imprensa torna-se a cada dia mais ferramenta do marketing do que fixadora da marca.
E principalmente nos momentos de crise, a grande questão que fica para o profissional do marketing é como maximizar cada tostão da companhia para a qual trabalha. Nesse sentido, a assessoria de imprensa representa uma excelente alternativa para fixar a marca, estabelecer diferenciais com a concorrência e também auxiliar o marketing, no sentido de divulgar produtos tornando-os visíveis e também vendáveis.
Além desses benefícios, a atividade se presta também a outro objetivo fundamental: possibilitar ao planejador de mídia maximizar a verba do cliente sem, é claro, contar com o apelo direto que a propaganda traz. Mas, na verdade, esse trabalho pode ser uma alternativa interessante quando os cortes já aconteceram em outros segmentos que possuíam verbas mais significativas, porque um bom trabalho na área de assessoria de imprensa dissemina conceitos, trabalha idéias e tanto pode servir para aumentar a visibilidade do produto diretamente, e gerar vendas, como também pode atuar de maneira indireta, apresentando conceitos e soluções para os quais o produto se presta.
Então, respondendo à questão inicial proposta no artigo, a assessoria de imprensa é uma das grandes ferramentas do marketing, especialmente em tempos de crise. Muitas pessoas que não trabalham em contato direto com a área de marketing, ao verem um artigo ou reportagem publicado em qualquer veículo de comunicação pensam que se trata do fruto do acaso. Ou que talvez aquela empresa tenha mais sorte do que outras que não aparecem no noticiário. Mas, na verdade, nada mais é do que o resultado de um trabalho organizado, que pode render excelentes dividendos para a empresa, tornando-a mais conhecida para a opinião pública e para o mercado.
Fonte: B2B