Na era digital é uma prioridade estar presente com uma estratégia de comunicação nas redes sociais. Por isso, separamos algumas dicas para você começar com a sua presença digital:
• Conheça as redes sociais
Assim como os veículos de notícias, cada mídia tem uma linguagem. Que tal estudar um pouquinho delas? Foque no Instagram, Facebook, LinkedIn, X, TikTok e Pinterest.
Lembre-se que cada canal desse tem públicos diferentes. A galera do X é mais descolada, por exemplo.
Assim, quando você for criar a estratégia de comunicação, é preciso analisar a forma de publicação em cada plataforma para engajar o público, combinado? Além disso, explore os grupos de Facebook e LinkedIn! Você poder atingir ótimos resultados lá.
• Crie um padrão
Muito cuidado com a imagem da marca! Como a empresa de comunica fora da internet? As redes sociais são um complemento. Às vezes memes funcionam para alguns clientes, mas para outros nem tanto. Atenção ao avaliar!
Outra coisa legal é sempre usar a mesma fonte e modelo de design. Não se preocupe em trocar aos poucos no decorrer dos meses, trabalhar com internet é um constante aprendizado e você pode descobrir que outra coisa funciona melhor do que o modelo que você está usando. Sem problemas.
• Crie contato com seus seguidores
Não é nada legal ser frio na internet! Portanto, interaja com seus seguidores. Responda e valorize cada mensagem e comentário. Principalmente quando se trata de uma crítica, nunca as deixe sem resposta! Isso pode acabar com a reputação da marca e o planejamento de comunicação não vai servir para nada.
• Analise todos os resultados
Você não vai precisar clipar, mas monitorar sim. Analise seguidores, curtidas e comentários. O ideal é fazer pelo menos uma vez na semana. É assim que você descobre seus erros e acertos nas redes.