A assessoria de imprensa é uma das ferramentas do marketing que auxilia na construção de uma marca e atua diretamente com a produção de material editorial, de relevância social, política ou econômica. Os assuntos de apelo jornalístico (e não comercial) são identificados nas empresas e instituições por especialistas que possuam domínio dos critérios do que é notícia e que possam analisar adequadamente quais assuntos têm relevância para a mídia. Além disso, tem como objetivo final informar o público.
O assessor de imprensa, após selecionar um tema a ser abordado, produz um texto informativo, muitas vezes em formato de reportagem, e sugere o assunto aos jornalistas. Esse material é utilizado no dia a dia das redações. Sem o assessor de imprensa, essas informações dificilmente chegariam até a mídia, porque os jornalistas não conseguem monitorar ao mesmo tempo o que acontece em todas as empresas, instituições ou órgãos do governo. O contato é feito diretamente com a área editorial, sem passar pela comercial, diferente da publicidade.
A publicidade visa apresentar ao público um produto, uma marca ou uma ideia. Já a assessoria de imprensa atua com foco nos bastidores da empresa, levando a conhecimento das pessoas – leitores, ouvintes e telespectadores – as ações promovidas e os valores éticos de uma marca ou entidade. Também é responsável pela construção do relacionamento das empresas e instituições com a imprensa, construindo uma imagem positiva da marca e alcançando credibilidade e confiança do público final.
O tipo de visibilidade conquistada com a utilização das duas ferramentas é diferente e leva empresas a contratarem, ao mesmo tempo, agências de publicidade e de assessoria de imprensa. Porém, as agências devem alinhar se o tema possui mais apelo jornalístico ou publicitário, evitando com que um “fure” o outro.
Fonte: Acontecendo Aqui