Quando falamos em marketing digital, é comum surgirem dúvidas a respeito dos conceitos de mídia digital, mídia social e redes sociais existindo, inclusive, confusão entre estratégias e plataformas. Para entender cada um desses termos é preciso conhecer algumas definições básicas que os diferem.
Redes são pontos de conexão. Redes sociais são, então, qualquer reunião de pessoas ou empresas que se unem em função de interesses em comum. Portanto, uma reunião de família ou uma sala de aula são redes sociais. A existência de redes sociais independe de tecnologia. O que ocorre é que a tecnologia mudou a dinâmica e a abrangência das redes sociais, que com a evolução tecnológica passaram a aproximar empresas e clientes de forma rápida e interativa, que não teria sem a tecnologia. Isso quer dizer que os famosos Orkut, Facebook e Twitter não são redes sociais, mas sim plataformas (digitais) de redes sociais.
Agora fica mais fácil entender o termo “mídia social”, que é a difusão de conteúdo fora dos meios de comunicação em massa, ou seja, os conteúdos gerados e compartilhados pelas pessoas nas redes sociais (digitais ou não!). Com isso, entende-se que mídia digital é toda a mídia controlada por plataformas com algum elemento tecnológico, como games ou outdoors eletrônicos, por exemplo.
Isso é facilmente exemplificado se pensarmos em um jornal que possui versão impressa e versão online. Um anúncio na versão impressa está sendo veiculado em uma mídia tradicional. Já um anúncio no mesmo jornal, porém na versão online, está utilizando uma mídia digital. Portanto, é exatamente a plataforma de veiculação que definirá se a mídia é digital ou tradicional.
Fonte: Blog Mídia 8