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7 dicas para tornar seu blog um negócio de sucesso

Milhões de acessos por mês e uma renda igual a de gente grande, que gira em torno de R$ 100 mil a R$ 300 mil mensais. Você pode pensar que esta é a receita de um grande portal, mas trata-se de números referentes a conhecidos blogs de moda.

Hoje é possível, sim, ganhar dinheiro na blogosfera. E muito. Basta ter audiência e fazer um trabalho bem feito para que investidores queiram colocar dinheiro no projeto, visto que os diários virtuais são uma forma certeira de falar com o público-alvo.

É claro que para isso você terá de ter um planejamento para conseguir um bom ritmo de tráfego, já que essa é a moeda de troca na internet. Com estratégias bem definidas você recebe visitantes novos por meio de buscadores e os retém com conteúdo interessante e ações em mídias sociais. Você precisa saber cativar o leitor para que ele queira participar de discussões, tendo internautas fiéis ao seu blog.

Foi isso que Thássia Naves fez. Hoje sua página conta com 6 milhões de acessos por mês, além de contar com 968 mil seguidores no Instagram. O fenômeno da internet fala com um público amplo e por isso tem diversas parcerias comerciais. Seu segredo? Escrever e publicar todos os posts pessoalmente, para que o blog tenha a sua cara.

Lala Rudge é outro nome de peso neste meio. Seu blog tem 3 milhões de acessos todos os meses e ela conta com 540 mil seguidores no Instagram. Assim que percebeu toda essa repercussão, a socialite ainda diversificou os negócios. Lançou uma marca de lingerie que já conta com loja em São Paulo e em breve deve estar no Rio de Janeiro, em Brasília e em Curitiba.

O sucesso na internet ainda pode fazer com que a pessoa vire uma personalidade, cobrando, inclusive, para aparecer em eventos ou dar palestras. Esse é o caso de Camila Coutinho, que tem 6 milhões de acessos por mês e 651 mil seguidores no Instagram. O blog deu tão certo que a ‘Vogue’ francesa o incluiu entre os 45 blogs do mundo que mereciam ser acompanhados.

E, mesmo com esses números, ainda há pessoas que desprezam o trabalho dos blogueiros. Foi por isso que Helena Bordon, que conta com 1,1 milhão de acessos em seu blog e 263 mil seguidores no Instagram, prefere não ser chamada de blogueira.

Para dar certo só há uma receita: profissionalismo. Mas na internet também existem muitas fraudes, sites e produtos que prometem ensinar a ganhar dinheiro com blogs da noite para o dia de forma simples e rápida. Porém, fique atento: faturar e ter sucesso com um blog é possível, sim, mas não é nada fácil. Fuja das mentiras sobre ganhar dinheiro com blogs e confira abaixo dicas para você ter sucesso empreendendo na internet. Siga as dicas a seguir e prepare-se para o sucesso!

1. Comece você também : Se você ficou encantado com essas histórias de sucesso, saiba que se fizer um bom trabalho também pode se dar muito bem neste mundo. O que você precisa saber são as opções que tem à mão, além de entender bem o seu público para poder implementar as táticas a serem utilizadas, convertendo o tráfego do seu blog em lucro.

2. Aposte na plataforma correta: Antes de tudo você precisa hospedar o seu blog em uma plataforma de publicação ou usar um software para que a criação do blog seja flexível e aceite anúncios. O mais famoso deles, e que é grátis, é o WordPress, a plataforma de gerenciamento de conteúdo mais usada no mundo.

3. Anúncio de página: Geralmente o primeiro cliente de um blog é o Google. Com o sistema Google Adsense ele analisa todo o conteúdo da sua página e indica anúncios que tenham correspondência com o assunto abordado por você. Cada vez que alguém clica em um desses anúncios o anunciante paga um valor ao Google, que repassa um percentual para o blogueiro.

4. Marketing de afiliados: Sabe aqueles infoprodutos criados para serem consumidos virtualmente como e-books, cursos online e softwares? Eles fazem parte do marketing de afiliados, a venda de produtos que podem aumentar a sua audiência. Mas tente encontrar ofertas próximas aos assuntos abordados por você, pois assim, além de ganhar dinheiro com a venda deste material, você também estará disponibilizando um produto útil para o seu leitor.

5. Publicidade direta: Este é o modelo tradicional de anúncios, aquele em que o cliente paga por mês para estar na sua página. Esse é o melhor dos mundos, já que você pode fechar uma programação e combinar um valor que seja bacana para os dois lados. Para conseguir essas parcerias você deve fazer varredura por todos os anunciantes do Google Adwords ligados as palavras-chave do seu nicho. Entre no site dos anunciantes, procure um contato e envie uma apresentação falando do seu blog, juntamente com o media kit, que deve contar as informações básicas sobre a sua página e o seu tráfego. Mostre, ainda, que sua audiência é qualificada. Isso fará você ganhar pontos com o cliente.

6. Atente-se ao conteúdo: Se você tem reputação e reconhecimento do conteúdo publicado, você pode criar seções dentro do seu blog que estarão disponíveis apenas para assinantes. No entanto, ele deve ter um teor diferenciado e não pode ser encontrado em outros lugares. Precisa ser uma espécie de conteúdo premium. Um bom exemplo é o OfferVault, site que dá informações sobre redes CPA de marketing de afiliados. Quando você assina o conteúdo ganha acesso a todos os seminários já apresentados por eles, um conteúdo diferenciado e muito útil para quem é deste meio.

7. Mostre-se: Caso você consiga notoriedade, reconhecimento e fama dentro do seu nicho, faça parcerias com sites ou portais para que o seu blog esteja dentro do guarda-chuva deles, o que aumentará a sua visibilidade, credibilidade e possibilidade de fechar mais negócios. UOL e Terra, por exemplo, já se associaram a diversos blogs para fazer parte do seu arsenal de conteúdo.

Por Lygia Haydée, formada em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero

Fonte: Blog Mídia 8