O trabalho de uma assessoria de imprensa tem cada vez mais se diversificado. Aquele ritmo de produzir release, divulgar para a imprensa, clipar as notícias e entregar relatório fim do mês ao cliente já não supre as necessidades de comunicação das empresas, que hoje contam com diversos canais de relacionamento e precisam de novos espaços para divulgar seus diferenciais.
O mercado está em uma fase de transformação e as possibilidades só se ampliam, principalmente nas áreas relacionadas com marketing digital e gerenciamento de redes sociais.
Os formadores de opinião hoje vão além dos jornalistas e colunistas de grandes veículos. Eles passam por influenciadores online, como blogueiros, youtubers e personalidades do Facebook e do Instagram seguidos por milhares de pessoas, cada um com seu nicho específico.
A situação até pode assustar alguns profissionais mais resistentes a mudanças, mas, na verdade, essa variedade é um prato cheio para quem gosta de trabalhar com comunicação e atende clientes antenados em novas tendências.
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Uma forcinha para assessores
As opções de emplacadas não estão mais limitadas como antes e, se aquela nota importante não saiu na tão desejada coluna do jornal, o assunto ainda pode ser repercutido de diversas outras formas. Mais do que isso, é possível que a informação ganhe uma relevância até então impensável só porque foi tema de uma blogueira famosa, por exemplo. Muitas delas, aliás, trabalham para divulgar marcas e produtos e arrastam uma legião de fãs fervorosos que podem ser direcionados para o perfil do cliente.
A certeza é de que as estratégias agora precisam incluir novas mídias, novos contatos e diferentes formas de pautar os influenciadores digitais. Ao lidar com os temas de sempre usando novas roupagens, uma postagem irreverente sobre o cliente pode se tornar viral e cair no gosto de público do dia para noite.
Todo esse potencial, evidentemente, precisa ser gerenciado, pois do mesmo jeito que as ferramentas online ajudam a construir imagem de marcas, podem derrubá-las sem piedade. Medo, no entanto, não é algo que combine com o novo padrão de comunicação das empresas. Não há mais como se fechar na casinha e seguir com o planejamento tradicional esperando os resultados.
Os jornalistas de redação também possuem contas em redes sociais e interagem diretamente com o público, com as marcas e com os assessores via redes sociais, mensagens instantâneas, além de citações e comentários em publicações online – que se tornam uma grande oportunidade para estreitar relacionamentos nesse mundo em que encontros presenciais são cada vez mais raros.
Para não perder o timing, o importante é prestar atenção nas revoluções que acontecem todos os dias ao nosso redor e buscar entender como cada novidade pode ajudar a potencializar o trabalho já prestado com qualidade.