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Gestão, organização e automatização para agências e departamentos de comunicação

Novas mídias revolucionam a divulgação das empresas

 

O trabalho de uma assessoria de imprensa tem cada vez mais se diversificado. Aquele ritmo de produzir release, divulgar para a imprensa, clipar as notícias e entregar relatório fim do mês ao cliente já não supre as necessidades de comunicação das empresas, que hoje contam com diversos canais de relacionamento e precisam de novos espaços para divulgar seus diferenciais.

O mercado está em uma fase de transformação e as possibilidades só se ampliam, principalmente nas áreas relacionadas com marketing digital e gerenciamento de redes sociais.

Os formadores de opinião hoje vão além dos jornalistas e colunistas de grandes veículos. Eles passam por influenciadores online, como blogueiros, youtubers e personalidades do Facebook e do Instagram seguidos por milhares de pessoas, cada um com seu nicho específico.

A situação até pode assustar alguns profissionais mais resistentes a mudanças, mas, na verdade, essa variedade é um prato cheio para quem gosta de trabalhar com comunicação e atende clientes antenados em novas tendências.

Leitura recomendada: Conexão e mobilidade são fundamentais para as agências de comunicação

Uma forcinha para assessores

As opções de emplacadas não estão mais limitadas como antes e, se aquela nota importante não saiu na tão desejada coluna do jornal, o assunto ainda pode ser repercutido de diversas outras formas. Mais do que isso, é possível que a informação ganhe uma relevância até então impensável só porque foi tema de uma blogueira famosa, por exemplo.  Muitas delas, aliás, trabalham para divulgar marcas e produtos e arrastam uma legião de fãs fervorosos que podem ser direcionados para o perfil do cliente.

A certeza é de que as estratégias agora precisam incluir novas mídias, novos contatos e diferentes formas de pautar os influenciadores digitais. Ao lidar com os temas de sempre usando novas roupagens, uma postagem irreverente sobre o cliente pode se tornar viral e cair no gosto de público do dia para noite.

Todo esse potencial, evidentemente, precisa ser gerenciado, pois do mesmo jeito que as ferramentas online ajudam a construir imagem de marcas, podem derrubá-las sem piedade. Medo, no entanto, não é algo que combine com o novo padrão de comunicação das empresas. Não há mais como se fechar na casinha e seguir com o planejamento tradicional esperando os resultados. 

Os jornalistas de redação também possuem contas em redes sociais e interagem diretamente com o público, com as marcas e com os assessores via redes sociais, mensagens instantâneas, além de citações e comentários em publicações online – que se tornam uma grande oportunidade para estreitar relacionamentos nesse mundo em que encontros presenciais são cada vez mais raros.

Para não perder o timing, o importante é prestar atenção nas revoluções que acontecem todos os dias ao nosso redor e buscar entender como cada novidade pode ajudar a potencializar o trabalho já prestado com qualidade.