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Gestão, organização e automatização para agências e departamentos de comunicação

O que esperar de uma assessoria de imprensa?

Já escrevemos aqui sobre algumas diferenças entre assessoria de imprensa e marketing. Hoje, vamos falar um pouco sobre o que o cliente pode esperar de uma assessoria de imprensa.

Uma assessoria de imprensa, como já sabemos, é a empresa responsável por levar o nome do cliente aos veículos de mídia, mas as atividades do assessor vão além disso. Mais do que divulgar um lançamento ou gerenciar uma crise, seja ela interna ou externa, um bom assessor de imprensa precisa saber exatamente as necessidades do cliente e dedicar-se a elas para conseguir realizar seu trabalho com excelência.

A seguir, separamos algumas atividades que o assessor pode fazer para levar o nome ou a marca do seu cliente ainda mais longe:

Criar estratégias para fortalecimento de marca – Nem sempre é fácil encontrar conteúdo para promover uma empresa na mídia. Porém, mais do que apenas um divulgador do cliente, o assessor é alguém que pode utilizar de seus conhecimentos para fortalecer uma marca para o público. Ações positivas nos veículos de comunicação, atraem e impactam públicos de interesse, o que gera um fortalecimento da marca.

Realizar media training – Pode parecer besteira, mas muitas vezes, uma entrevista mal-sucedida pode levar o nome do cliente e todo o trabalho do assessor de imprensa pelo ralo... É por isso que realizar media training é muito importante! Ter uma figura para falar em nome da empresa é importante e se ela souber como se portar diante das câmeras é muito melhor!

Leitura recomendada - De bem com a mídia

Fazer do cliente uma fonte de referência – A maior parte do trabalho do jornalista é baseada em informações colhidas de fontes. Fazer com que o cliente torne-se uma referência para determinados assuntos e seja procurado para entrevistas também auxiliam no aumento da visibilidade da empresa.

Elaborar ações voltadas para o público-alvo – O assessor não é simplesmente um disparador de releases. Muito mais do que escrever um texto e enviar, ele precisa saber exatamente qual o foco do seu cliente. Afinal, qual seria a relevância de uma matéria de materiais esportivos em um caderno de culinária, por exemplo? Um bom assessor deve encontrar espaço na mídia a fim de atingir o público-alvo do seu cliente.

Todas essas ações demandam bastante organização e atenção do assessor e, certamente, farão com que o cliente solicite os resultados delas – o que, muitas vezes acaba gerando um trabalho extra para a assessoria, na hora de gerar relatórios. Uma solução é utilizar ferramentas que tanto permitem o acesso do cliente às atividades da empresa quanto geram relatórios de ações e resultados.

O SigeCom conta com essas duas funcionalidades para facilitar o trabalho das agências de comunicação. O sistema facilita a integração entre assessoria e cliente, através de uma área exclusiva, onde o cliente pode acessar as informações da sua conta e interagir com a agência. Além disso, no SigeCom também é possível produzir diversos relatórios relativos aos trabalhos realizados na agência, simplificando ainda mais o trabalho do assessor de imprensa!

Conte com uma ferramenta completa que está em constante atualização para atender as demandas do mercado da comunicação. Conte com o SigeCom!