Floating FB popout byInfofru

For more plugins visitReviewresults

SigeCom

Gestão, organização e automatização para agências e departamentos de comunicação

O reconhecimento do assessor de imprensa

Por muito tempo considerado inferior ao do jornalista de redação, o trabalho do assessor de imprensa está cada vez mais valorizado e reconhecido, tanto pelas empresas quanto pelos próprios profissionais da área. Isso porque, há alguns anos, escolher seguir carreira em uma agência de comunicação ao invés de batalhar por uma vaga nos grandes jornais ou emissoras de rádio e TV era uma atitude menosprezada pelo mercado jornalístico. Repórteres e editores nutriam uma verdadeira rixa com os assessores, duvidando do esforço envolvido para divulgação de pautas e, muitas vezes, ignorando a assessoria na hora de acionar as fontes.

Claro que as tarefas continuam diferentes nos veículos e nas agências, mas o crescimento das plataformas de comunicação e o aumento da visibilidade do assessor como estrategista para os clientes tem mudado a percepção do seu papel na sociedade. Se antes era visto como um jornalista frustrado, hoje o assessor se orgulha de ser o profissional que faz a diferença na hora de planejar a comunicação integrada das empresas. E, de outro lado, há uma maturidade por parte dos colegas de redação em enxergar a assessoria como um verdadeiro suporte ao trabalho da imprensa.

Leitura recomendada: Assessoria de imprensa e a disputa editorial X comercial

Essa percepção foi ampliada principalmente em função da crise econômica recente do país. A escassez de recursos fez com que muitos veículos fechassem as portas e outros reduzissem drasticamente o quadro de empregados. A parceria com o assessor de imprensa, então, passou a ser uma necessidade para que se conseguisse cumprir com rotina cada vez mais acelerada das redações cada vez mais enxutas.

A nova dinâmica também passou a exigir mais das assessorias, que precisam produzir os conteúdos de forma personalizada e adaptada para a realidade da imprensa. Ou seja, não dá mais para trabalhar com aquele release basicão que é disparado para todo mundo – e isso exige especialização e responsabilidade de quem elabora conteúdo. Dessa forma, os assessores estão mais integrados com as demandas das redações e conseguem suprir com maestria a necessidade de interligar informações relevantes para os jornalistas com as estratégicas dos clientes. Além de respeitado, esse profissional tem se consolidado como essencial para o bom funcionamento do jornalismo no país.

Teste Grátis o SigeCom, o sistema que vai auxiliar o seu trabalho.