A ideia de trabalhar de casa ainda divide opiniões. Enquanto algumas pessoas gostam de ter a rotina de se arrumar, chegar em um escritório movimentado e interagir com colegas durante todo o dia, outras preferem a praticidade e a tranquilidade do ambiente doméstico.
A rotina em casa não é de preguiça, mas sim de muita disciplina – característica que os empreendedores em geral precisam ter, seja no escritório ou no cantinho adaptado de um apartamento.
Além de reduzir custos operacionais, o home-office é opção viável para quem atua com comunicação, principalmente porque as reuniões de pauta e planejamento acontecem, na maioria das vezes, no espaço do cliente ou até mesmo por videoconferência. Com uma série de compromissos fora de casa, o ritmo de trabalho não fica monótono. Assim, é possível se organizar para ter dias de visita às empresas e outros mais concentrados na produção de conteúdo e em ações de divulgação, que são beneficiadas pela economia de tempo no deslocamento.
O segredo para manter uma agência em home office é ter controle de todas as atividades e não ocupar o espaço da vida pessoal, pois o conforto de casa pode fazer com que algumas pessoas acabem se dedicando mais horas a um trabalho do que fariam no escritório, por exemplo.
Para manter a rotina agilizada e garantir o profissionalismo na relação com os clientes, os empresários de comunicação já contam com ferramentas como o SigeCom – um sistema pioneiro para agências que permite acesso de qualquer plataforma com conexão à Internet. Não importa de onde se esteja trabalhando, os registros de mailing, clipping, cronograma de ações, relatórios e até gerenciamento financeiro da empresa ficam disponíveis online e podem ser acessados a qualquer momento.
Aproveite e confira algumas dicas e um modelo de como organizar sua planilha para envio de mailings.