Floating FB popout byInfofru

For more plugins visitReviewresults

SigeCom

Gestão, organização e automatização para agências e departamentos de comunicação

O Jornalismo pós-moderno

Nestes tempos em que as notícias circulam à velocidade de um toque suave, há jornalistas que, quando precisam do contato de determinada assessoria de imprensa, vão ao Facebook e perguntam para todo o mundo se alguém tem o contato que procuram. Em alguns casos, é até uma forma de o jornalista avaliar como está a sua capacidade de “networking”.

O problema é que essa partilha de informação no espaço público significa o fim de uma notícia exclusiva. Mas nesta era do jornalismo pós-moderno ninguém está preocupado com esses pormenores. O importante será produzir diariamente um determinado número de notícias de um tamanho específico, independentemente da realidade. Depois, se as notícias dos vários meios de comunicação e plataformas de distribuição de conteúdos digitais estiverem todas iguais, seguindo as mesmas pautas, talvez todos considerem que assim é que está certo. A preocupação com notícias e imagens exclusivas, diferentes da concorrência, únicas, notícias que façam o consumidor de informação comprar um jornal em vez de outro – ou que façam o internauta assinar um portal em vez de outro –, parece ser coisa de antigamente.

Perante este quadro – que, felizmente, não envolve todos os meios de comunicação nem todos os profissionais do jornalismo –, não é surpreendente que os jornais tradicionais percam audiências. Já quanto aos espaços digitais, com mais ou menos audiências, não é dramático, pois têm um custo de produção muito mais reduzido.

Fonte: Blog Luis Paulo Rodrigues