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Gestão, organização e automatização para agências e departamentos de comunicação

Um pássaro na mão ou dois...

No dicionário da comunicação empresarial, a PERFEIÇÃO também vem ANTES DA PRESSA. Ao ter na manga o lançamento de um produto inovador, uma nova tecnologia ou um ousado investimento fabril, faça a seguinte pergunta. Mais vale articular a divulgação em um espaço nobre ou disparar a informação logo de cara?

As duas práticas são aceitáveis. Mas para começo de conversa, pense no GRAU DE REPERCUSSÃO que a notícia pode gerar em seu setor e na RELEVÂNCIA PÚBLICA do assunto. Vamos aos casos práticos. Recentemente, uma entidade obteve na Justiça a suspensão de uma liminar que proibia a venda de não medicamentos nas farmácias e drogarias. A decisão impactaria diretamente milhões de consumidores Brasil afora. O caminho seria espalhar a novidade o quanto antes, valendo-se do trabalho de DIFUSÃO DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS, dos grandes jornais diários e de rádios e TVs.

A informação, obviamente, se disseminou em minutos. Assim seria se estivéssemos diante de grandes novidades da Votorantim, Vale, CSN, Ambev, Petrobrás, General Motors, Rhodia, Casas Bahia... Mas se você não é um grande executivo de multinacional e se seu novo investimento não será fundamental para a macroeconomia brasileira,PREPARE-SE PARA A EXCLUSIVIDADE.

Qual será minha mídia-alvo? Revistas semanais como Veja, Época e IstoÉ? Folha ou Estadão? Valor Econômico? As possibilidades estão à mesa. Em comum, estas publicações raramente figuram em entrevistas coletivas (salvo grandes acidentes ou anúncios governamentais) e lutam diariamente para ser os PRIMEIROS A DAR A INFORMAÇÃO. Um BOM “XAVECO”, DADOS FINANCEIROS CONSISTENTES, inovação, geração de empregos e um executivo disposto a falar garantem uma estratégia eficaz.

A partir deste resultado pontual, o Brasil inteiro pode saber da sua existência em uma só tacada. Depois, a assessoria de imprensa pode soltar para todo mundo. A NOTÍCIA ESTARÁ VALORIZADA, bem como a aproximação com o veículo. A regra se estende a um artigo assinado por um consultor de mercado.

IMPORTÂNCIA, URGÊNCIA E NECESSIDADE. Se há tempo para esperar uma matéria e um alcance significativos, para quê sair correndo? Se o tempo urge, pra quê esperar? A linha entre oportunidade e desperdício é tênue. Converse com suas bases, chame sua assessoria. Está na hora de usar a ESTRATÉGIA E O PENSAMENTO.

Fonte: Scritta