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Gestão, organização e automatização para agências e departamentos de comunicação

Afinal, marketing e assessoria de imprensa são a mesma coisa?

A resposta aqui é simples e direta: não! Porém, é claro que as duas atividades estão estreitamente ligadas. Ambas divulgam e trabalham a imagem da empresa em diferentes áreas – o marketing utiliza uma estratégia mais voltada para análise de mercado e vendas, enquanto a assessoria cuida da imagem e relação do cliente com a mídia.

Embora algumas pessoas que não tenham tanto conhecimento na área da comunicação possam vir a confundir os termos, é preciso ter claro exatamente as funções de cada profissional e o seu ramo de atuação.

Confira o material exclusivo – Como começar uma agência de assessoria de imprensa?

Para ajudar a entender um pouco a diferença entre as duas áreas, listamos algumas atribuições do assessor de imprensa que podem contribuir para a compreensão do cliente em relação às diferenças deste tipo de serviço com o marketing.

Organizar coletivas e eventos – Muito relacionadas a momentos de crise, as coletivas de imprensa podem ser úteis também para divulgação de informações positivas, como lançamentos de produtos ou ações relevantes da marca/empresa que podem servir de pauta para a imprensa.

Produção de releases – Redigir e enviar esse tipo de texto é uma das bases do trabalho de um assessor de imprensa. O release é uma forma de realizar a divulgação das atividades da empresa e buscar mídia espontânea nos veículos de comunicação. Além disso, manter salvos os releases produzidos facilita na hora de realizar a clipagem.

Realizar clipagens – Por falar em clipagem... Essa é outra função do assessor de imprensa que, quando bem realizada, pode servir para a equipe de marketing fazer uma boa divulgação da empresa. Em notícias com repercussão positiva e/ou divulgadas por importantes veículos de mídia, certamente servirão para impulsionar o nome do cliente.

Manter o contato com a imprensa – Nem sempre a empresa terá um lançamento ou alguma novidade para mostrar, porém, um assessor pode encontrar outros pontos interessantes para abordar sobre o cliente. Por isso, o contato com a imprensa é fundamental – o fortalecimento desta relação pode render ao assessor uma boa emplacada.

É importante lembrar que todo o trabalho realizado por um assessor ou agência de assessoria deve ser acertado com o cliente previamente, para que ele saiba exatamente quais serviços serão prestados. O contrato é a ferramenta que auxilia tanto prestador de serviço quanto contratante a firmarem essa e outras questões.

Como é um instrumento jurídico, é comum que na área da comunicação algumas pessoas tenham dúvidas em relação de qual a melhor forma de elaborar um contrato. Nestes casos, uma sugestão é utilizar modelos prontos, como o criado pelo SigeCom.  Além da identificação dos serviços, o contrato também serve para definir valores, o tempo de vigência do trabalho e deveres de contratante e contratado.