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SigeCom

Gestão, organização e automatização para agências e departamentos de comunicação

Assessor, veja dicas para organizar o mailing

Você com certeza já ouviu a frase: “dados são o novo petróleo”. A máxima é muito aplicada no marketing, mas será que não podemos utilizá-la também na assessoria de imprensa? Afinal, o que é um mailing se não os dados de jornalistas, colunistas ou influenciadores digitais?

Ter um mailing – ou os dados – atualizado é algo essencial para uma empresa de comunicação, afinal, é a partir dele que você mantém o contato com quem precisa para o envio de uma pauta relevante ou a divulgação de um evento e ter informações desatualizadas pode resultar em uma grande perda de tempo. Por isso é importante que todos na agência estejam a par de qualquer mudança no mailing.

Algumas empresas de assessoria utilizam planilhas no Excel para salvar o mailing, porém isso pode ser ineficiente, caso o documento esteja disponível em apenas um computador e não seja acessado diariamente. Uma forma de fazer com que todos tenham acesso a um mailing sempre atualizado é utilizar ferramentas online.

Clique aqui para baixar um modelo de planilha de mailing

Além de manter o mailing sempre atualizado, também é fundamental que ele seja o mais completo possível. Informações básicas como nome, telefone, e-mail e veículo são importantes, porém dados como editoria, tipo de mídia (TV, rádio, revista, blog ou jornal) e periodicidade do veículo/coluna fazem com que seja mais fácil segmentar o envio de releases. Outras informações que podem ser levadas em consideração são: endereço, data de aniversário do jornalista, qual o melhor horário de contato, como prefere que seja feito o follow up etc.

Manter tantos contatos organizados e atualizados pode parecer difícil e complicado, mas na verdade, isso acaba tornando-se uma facilidade na vida dos assessores de imprensa. Isso porque hoje existem ferramentas que permitem não só uma centralização do mailing, mas também um local para armazenar releases e clippings. O SigeCom é um exemplo disto. Ele foi criado justamente para auxiliar empresas de comunicação e assessoria na sua organização interna.

Ter informações e dados sempre à mão é essencial, mas saber a melhor forma de utilizá-los faz com que o trabalho seja bem-sucedido.