Pode parecer que a vida do assessor de comunicação é mais tranquilo, com horários mais regrados e funções mais burocráticas, em comparação ao trabalho de repórteres, apresentadores e outras funções exercidas por jornalistas e comunicadores. Porém, na prática, o cotidiano de um assessor é bem diferente. São reuniões de última hora, alterações solicitadas para os materiais produzidos, eventos de clientes acontecendo ao mesmo tempo e até acúmulo de trabalho, como a clipagem e o mailing. Muitas vezes, o trabalho pode se estender além do horário “comercial” para deixar uma campanha ou outro material pronto a tempo.
Por isso, uma das qualidades fundamentais para realizar o trabalho de assessoria de comunicação é a organização. Não deixar o trabalho acumular e otimizar os processos do dia a dia, como o envio e acompanhamento de pautas e releases, é essencial. Pensando nas melhores formas de facilitar todo o processo de uma assessoria de comunicação foi criado o Sigecom. O software, criado pela empresa Sigeweb, é atualizado conforme são identificadas as demandas dos usuários, para que a melhoria seja contínua. O programa integra jornalistas, veículos, fornecedores, clientes e colaboradores, automatizando os procedimentos da agência em único ambiente controlado. Além disso, tem a vantagem de ser online, o que traz mais segurança e mobilidade aos usuários.