O envio de releases é um dos pilares do trabalho do assessor de imprensa, sendo muito mais que um texto bem feito e atraente. O assessor é o profissional que entende, traduz e transforma a informação do cliente em notícia. A partir desse momento, elabora um planejamento com seleção de veículos e jornalistas prioritários para conquistar os espaços editoriais adequados aos interesses do cliente. Essa capacidade intelectual é realmente insubstituível por uma máquina, mas existe uma etapa que pode ser otimizada, e é a de disparar os releases para o mailing com a ajuda da tecnologia.
Em plataformas como o SigeCom, desenvolvido para organizar a gestão completa de agências de comunicação, a ferramenta ajuda a programar e personalizar o envio das pautas para a imprensa com mais agilidade e segurança, sem com isso perder o tom de proximidade que é importante manter com alguns jornalistas.
Por funcionar online e com acesso remoto, o SigeCom permite, por exemplo, que durante a cobertura ao vivo de um evento, o assessor utilize um mailing previamente definido para liberar informações atualizadas aos editores, colunistas e blogueiros que se interessam pelo tema.
Se o objetivo for encaminhar o mesmo release a um grande número de contatos, a ferramenta também proporciona a opção de personalizar o texto para cada receptor sem ter que editar e enviar o material individualmente por e-mail – uma tarefa mecânica que ocupa grande parte do tempo de divulgação do assessor.
A qualidade e o resultado do trabalho também são ampliados com a adoção desse modelo de disparo. Isso porque os servidores de e-mail das redações jornalísticas costumam bloquear endereços ou jogá-los para a lista de spam quando chegam repetidamente de um mesmo emissor. Com o envio programado pelo SigeCom é possível acompanhar as taxas de recebimento e abertura dos releases e reavaliar as estratégias de envio com base em dados estatísticos.
Esse trabalho, no entanto, também depende da capacidade humana de avaliação e readaptação dos planos - prova de que a tecnologia chega para somar e não substituir o trabalho intelectual do jornalista e assessor de imprensa.
E por falar nisso, para te ajudar no disparo é preciso um bom mailing. Por isso, nós do SigeCom pensamos em tudo! Temos, totalmente sem custos para assinantes, um mailing com mais de 60000 jornalistas. Além disso, o sistema conserva seu tempo e ainda permite que você envie seu release e saiba qual contato recebeu, leu e veiculou a pauta em questão.
E mais! Você pode criar um grupo com os seus contados. Por exemplo: "blogueiros de beleza" ou "editores de economia". Simples, é só exportar os contatos para este grupo, selecionando-o sempre que necessário. No SigeCom, os usuários também podem importar o seu próprio mailing. Tudo fica organizado e ainda leva em conta estado, cidade, perfil, veículo, editoria e abrangência.
Para ter acesso a todas essas ferramentas, clique aqui para testár o SigeCom gratuitamente!