Faceworld: uma reflexão sobre o ontem, hoje e depois de amanhã 21. janeiro 2013 Sigecom (0) Adivinhe quem vai dominar o mundo amanhã!? A cada dia que passa o Facebook cresce mais e vai dominando novos terrenos. Se o objetivo de Mark Zuckerberg no WAR fosse “conquistar 24 TERRITÓRIOS à sua escolha”, ele já teria vencido faz tempo! Veja abaixo um infográfico que demonstra a dominação do Facebook no mundo: São poucos as terras que ainda não fazem parte do Faceworld e, a cada semestre que vejo um infográfico como esse, vejo esse número diminuir ainda mais. Mas, cedo ou tarde isso provavelmente vai mudar… afinal, falando de WAR, o que acontece quando se atinge todos os objetivos? Game over! Há alguns anos, quando o Orkut era rei no Brasil, ou o Rei do Brasil, eu fui dar uma palestra onde afirmei que ele cederia o trono ao Facebook, uma rede social que, na época, ainda era pouco conhecida por aqui. Muitos da platéia ficaram me olhando como se eu fosse um louco e nem mesmo meus colegas de palco concordaram comigo… Hoje, o Facebook reina quase que absoluto no mundo inteiro, sendo um soberano das redes sociais. Porém, tenho certeza que as coisas não serão eternamente assim. A rede precisa se reinventar a todo momento para atrair e re-atrair a atenção de seus usuários, para garantir visitação e a interação. Grupos acabam por se desorganizar e formar novos grupos se o assunto acabar… não só na web. Dizer que os usuários são sempre os responsáveis pelo conteúdo e que sempre estarão atualizando a rede por conta própria é uma afirmação relativa. Se não houver um incentivo por parte do programa, a tendência é que essa participação caia. Por isso o pessoal do Facebook está sempre tentando trazer coisas novas, surrupiando funcionalidades de outros sites ou mesmo mudando, do dia para a noite, a forma como as coisas acontecem. Por maior que seja o número de funcionalidades oferecidas pelo programa, elas tendem a ser finitas. O programa é programado por um meta-programa, que possui seus próprios desejos. Chegará um determinado dia que o funcionário, aqui chamado de “usuário”, vai procurar drogas mais fortes para alimentar seu vício! Conforme as novidades da rede social vão caindo, o conteúdo vai decaindo e o número de participantes tende a acompanhar. Com isso, abre-se uma brecha para o nascimento de novos programas que podem, ou não, cair no gosto popular. No final, um deles provavelmente vai se destacar e tomar o lugar do rei. Esse é o ciclo da vida… ou dos programas. Mas quando será que começa a decadência para a ascensão do novo? Provavelmente não será amanhã… mas quem sabe o que vem depois? O depois de amanhã? Uma coisa eu tenho certeza: não será o novo Facebook! Assim como a rede do Sr. Zuckerberg nunca foi o “novo Orkut”. O que está por vir será “novo” e não “o novo”! Fonte: O Jornalista Tweet