Desenvolver diversas tarefas ao mesmo tempo é uma rotina presente para aqueles que são donos de seus próprios negócios. Empreendedores, como são chamados, estão acostumados a usar diversos chapéus: vendas, promoções, contabilidade, marketing, tarefas administrativas, entre outras. Essas são tarefas essenciais a serem assumidas quando você é o chefe. O perigo é o isolamento. Este é um dos piores erros que um empresário pode cometer.
A busca por grupos que possam contribuir com ideias, alternativas e suporte deve ser uma das opções para aqueles que querem progredir em seus campos. A internet pode contribuir com uma série de benefícios, mas o contato humano traz mais oportunidades, ideias e surpresas ao empreendedor.
Algumas dicas podem abrir caminhos para quem vislumbra o mundo dos negócios:
Expandir os contatos pessoais
Apresente seu produto ou serviços para amigos, família e contatos do círculo social e não tenha receios de pedir referências.
Associar com outros empreendedores
É muito importante que você procure ter contato com grupos ligados a sua indústria dispostos a expandir as suas conecções.
Escutar atenciosamente
Concentre-se em como você poderia ajudar a outras pessoas, em vez de se preocupar em ser ajudado. Agindo assim você dará abertura para outros caminharem em sua direção, estabelecendo um relacionamento saudável.
Considerações finais
Além de ser importante a sua apresentação para familiares e amigos, se faz necessário que haja uma interação com empreendedores. Ao se ampliar a rede de contatos (networking) cria-se uma excelente oportunidade para encontrar as pessoas certas, que podem vir a contribuir com o seu negócio.
É muito importante que o empreendedor circule constantemente e se conecte com pessoas, mesmo que ele já tenha obtido sucesso em seu negócio. Networking é muito mais do que um estilo de vida, nos faz mais eficiente e ajuda a crescer o nosso negócio.
Fonte: ABERJE