O profissional de comunicação precisa identificar de que maneira sua argumentação pode ser mais eficaz. Além de ter repertório e conhecimento, é importante saber se expressar e organizar ideias.
Pensando nessas questões, o Comunique-se Educação elegeu 10 dicas para tornar sua comunicação mais eficaz com base no curso “Oratória para comunicadores – Técnicas de argumentação”, ministrado pela jornalista e doutoranda pela ECA-USP Fabiana Grieco.
Confira, abaixo, a seleção de técnicas e faça o download do material, na íntegra, no site do Comunique-se Educação.
1 – Seja um bom ouvinte: Ser um bom ouvinte é estar disposto a aprender e atento aos sinais do outro.
2 – Estabeleça um objetivo: Quem atua na área de comunicação deve estabelecer um objetivo a ser cumprido em relação ao seu desempenho: utilizar linguagem correta, tentar ser mais comunicativo, manter maior vínculo com a equipe, etc.
3 – Conheça o público: A comunicação é eficaz quando há adaptação do conteúdo/formato da apresentação conforme as características do público.
4 – Identifique o melhor formato de apresentação: Adequar a disposição do conteúdo, aumenta a segurança do orador e facilita a compreensão do público.
5 – Utilize recursos que emocionem: Sejam recursos audiovisuais, como filmes ou videoclipes, os recursos que emocionam serão mais bem recebidos.
6 – Estude o conteúdo: Dominar o tema, entender o assunto e conseguir abordá-lo com profundidade é vital para fazer a diferença.
7 – Treine a apresentação: O mais indicado é praticar! Leia em voz alta, simule a apresentação, pense em possíveis questionamentos e respectivas respostas.
8 – Concentre-se na mensagem: Evite pensar nos possíveis erros cometidos durante a apresentação, pois a perda de concentração dificulta o desempenho do orador.
9 – Aja de maneira natural: A comunicação pode ser ainda mais convincente quando, além da técnica, ocorre de maneira natural e o apresentador consegue improvisar quando necessário.
10 – Mantenha contato com o olhar: Manter contato com o olhar pode gerar vínculo durante a apresentação e abrir diálogo para posterior contato.
Fonte: Comunique-se