Em poucos anos, as mídias sociais ganharam relevância para promoção e consolidação de marcas, produtos e serviços. Empresas de todos os ramos estão inseridas, de alguma forma, nesse universo. Por tratar-se de uma nova profissão no campo da comunicação, os que pretendem ingressar nesse mercado como redatores, responsáveis pela produção de conteúdo para essas mídias, podem esbarrar com algumas dificuldades.
Para ajudar a solucionar algumas dúvidas, o Comunique-se ouviu a especialista em Mídias Digitais, Daniela Oliveira, mestranda em Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) e professora do Comunique-se Educação.
Confira algumas premissas de boas práticas que podem colaborar com seu sucesso:
- Viva com um manual de texto e um confiável dicionário online.
- Conecte-se com seu público alvo. Conheça seu universo, paixões, comportamentos, linguagens verbais e não verbais.
- Acompanhe rankings como indexsocial e socialbakers.
- A internet existe para ajudar. O bom conteúdo que já está disponível pode e deve ser trabalhado a favor de seus objetivos.
- Explore a criatividade incluindo galerias de fotos, vídeos, podcast, webrádio, webnovela.
- A regra do SAC 2.0 é a cordialidade.
- Lembre-se sempre que nunca sabemos quem está do outro lado: há diversos públicos, com sensibilidades variadas para os mesmos assuntos.
- Evite a polêmica, busque a imparcialidade e a objetividade da comunicação.
- Cuidado: nem todas as redes sociais são "tempo real". No Facebook, por exemplo, as mensagens transitam ao longo do tempo, de forma mais lenta e atemporal.
- Para coberturas "ao vivo", dê preferência ao Twitter.
- Posts constantes poluem o feed; sempre planeje, a fim de evitar excessos de conteúdo.
- Explore as twit cams.
- Vete ofensas, poluição visual, publicidade, “campanhas” e denúncias nas páginas e perfis.
Fonte: Comunique-se