Para atuar como assessor de imprensa, não basta apenas identificar oportunidades de exposição do cliente na mídia. É essencial criar e manter uma relação amigável com os jornalistas. São estes os responsáveis pela seleção das informações encaminhadas pelas agências corporativas, que acolhem ou não as sugestões de pauta enviadas.
Apesar de possuírem a formação e objetivos similares – divulgar o que é notícia -, jornalistas e assessores de imprensa têm condutas distintas. O primeiro defende o interesse público e prioriza reportagens factuais e equilibradas. Esse profissional tem a obrigação de vigiar instituições públicas e apresentar múltiplas perspectivas da notícia.
Já o assessor de imprensa tem como foco central a divulgação de informações que valorizam principalmente a interesses privados de organizações empresariais. Quem atua na área da comunicação corporativa está sempre se pautando por dados positivos que ajudam na construção de marcas e da credibilidade das fontes não governamentais.
A relação entre o assessor de imprensa de uma empresa e um profissional de redação é construída no decorrer do tempo. Exige respeito, transparência, ética, seriedade e confiança de ambas as partes. O consultor de imprensa deve manter um canal sempre aberto com a mídia, atendendo as solicitações com rapidez e franqueza, nunca se esquivando de perguntas e situações delicadas apresentadas pela equipe de reportagem de um veículo.
Por outro lado, é frequente a queixa de repórteres diante das dificuldades de obtenção de informações de muitas empresas, que alegam uma política de sigilo perante a mídia. Mas vale ressaltar que muitos deles afirmam estar mal preparados para questionar e solicitar informações sobre determinado assunto.
Mesmo assim, o profissional de comunicação não deve esquecer que o jornalista é parte imprescindível de sua atividade. É graças à mídia que se pulverizam mensagens para os mais variados públicos e, por isso, deve-se atender às demandas da imprensa de modo satisfatório. Ao facilitar o trabalho dos repórteres, o assessor pavimenta uma relação onde a cobertura jornalística tende ser positiva nos meios de comunicação.
Fonte: Como Usar a Mídia a seu Favor, por Paulo Piratininga / Scriita