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10 dicas (comprovadas) para que os clientes curtam seu conteúdo

Com a difusão e a popularidade das mídias sociais, toda e qualquer empresa sonha em ter maior visibilidade e ver seu conteúdo compartilhado por muitos fãs. Mas não há fórmula simples para isso. Ou há? O americano Jonah Berger vem trabalhando incansavelmente para determinar o que se propaga mais facilmente por esses meios – o que torna algo viral ou não.

Professor de marketing na Wharton School, da Universidade da Pensilvânia, e autor do livro Contagious (Contagioso), ele conseguiu uma fórmula que dita alguns aspectos essenciais para criar um conteúdo mais compartilhável. “Essas dicas são muito eficientes e algo que toda empresa pode colocar em prática. Mas com certeza mudarão com o tempo. Elas trazem o que faz sucesso agora, mas isso pode mudar”, afirma Felipe Mariot, 29 anos, cofundador da agência de marketing digital CentoeDez.

Para ele, a empresa precisa entender que o mais importante é criar diálogos com os usuários. “O público está mais crítico e exigente com o que compartilha. Você precisa descobrir quem são seus fãs e criar conversas que sejam úteis, tragam valor e ao mesmo tempo valorizem essas pessoas”, afirma.

Abaixo você confere as dicas extraídas por Berger e com comentários de Mariot.

1. O visual é mais legal: Mensagens conquistam mais facilmente a atenção de quem navega pelas mídias sociais. Sempre tente divulgar seu conteúdo ou criar conversas com algum estímulo visual.

2. Todo mundo quer ser legal: As pessoas querem mostrar quem são – ou como querem que as pessoas as vejam – pelos conteúdos que compartilham. Portanto, as pessoas querem conteúdo de qualidade e que mostrem que elas são pessoas interessantes nas mídias sociais. Por isso posts de humor, alegres e engajados funcionam tanto.

3. Os usuários querem impacto e informação instigante: Além de mostrar que são interessantes, os consumidores também querem chamar a atenção com conteúdo de impacto. Pense bem nos títulos de seu blog, nas mensagens dos seus posts, mas sem apelar para o sensacionalismo.

4. Conteúdo exclusivo: Os usuários querem ter a sensação de que estão lendo algo feito só para eles, então tente criar mensagens e conteúdos personalizados.

5. Veja tudo pelo lado positivo: Uma pesquisa feita pelo jornal The New York Times comprovou que notícias inspiradoras e positivas aumentam em 30% o número de compartilhamentos, enquanto uma notícia triste os reduz em 16%”, afirma Mariot. Tente olhar tudo pelo lado positivo.

6. Na prática: Muitos usuários estão atrás de conteúdos práticos, por isso vídeos tutoriais fazem tanto sucesso. Transmita informações que possam ser utilizadas no dia a dia do consumidor.

7. Tendência “Maria vai com as outras?”: As pessoas tendem a seguir outras quando observam que um conteúdo está em alta, popularizado. “Uma dica simples, nesse caso, é colocar um contador de compartilhamentos em seus posts. Aqueles que são mais compartilhados tendem a receber mais cliques do que outros”, diz Mariot.

8. As pessoas gostam de histórias: Quanto mais você criar narrativas para o conteúdo, haverá mais chances de suas mensagens serem compartilhadas.

9. Compartilhar precisa ser fácil: Você precisa facilitar o trabalho do usuário na hora de compartilhar. “Botões claros e bem posicionados para compartilhar o conteúdo fazem uma grande diferença em qualquer tipo de site”, afirma Mariot.

10. O humor é rei: Não precisamos dizer que o humor quase sempre estimula mais o compartilhamento, devido principalmente ao clima leve e descontraído das mídias sociais. O que não significa que ele funciona bem para todas as marcas.

Fonte: Revista PEGN