Muitos estudos, e até uma observação empírica, mostram que as imagens são o conteúdo que provoca mais engajamento entre os usuários de mídias sociais.
O site da revista Inc., com a ajuda de Janine Popick, fundadora da VerticalResponse, empresa de pesquisas online e mídias sociais, reuniu cinco dicas que podem ajudar a otimizar o uso de imagens.
Como estratégias nas mídias sociais são como aquela receita de vatapá da minha querida avó, lá em Salvador – sai uma delícia quando ela faz, mas quase sempre um horror quando eu tento preparar – lembre que as dicas a seguir podem ou não funcionar com sua marca. Por isso, trabalhe sempre de acordo com sua identidade, seus objetivos e analise cuidadosamente os resultados.
Trabalhe a imagem em suas diferentes redes: Se você tem uma imagem MUITO boa, tente trabalhá-la em diferentes mídias. Mas lembre-se de que muitos dos seus seguidores podem estar presentes em todas elas, então use-a de forma inovadora e de acordo com a linguagem de cada rede em que você está postando.
Faça muitas fotos: Muitas pequenas empresas já não têm muito dinheiro para investir em mídias sociais, quanto mais para produção de fotos. Você também não precisa ser um mestre da fotografia para compartilhar alguma imagem interessante. Apenas tome cuidado para fazer o melhor – mesmo que seja com sua câmera de celular. Não perca a oportunidade de documentar algo interessante e compartilhe sem medo.
Transborde os sentimentos: As mídias sociais podem parecer frias de vez em quando, mas todos os usuários querem sentir ou ter algum tipo de reação com as interações que têm nelas – mesmo que seja só um “own” ou “rs”. Tente compartilhar e criar imagens que tenham esse tipo de efeito de tocar as pessoas.
Compartilhe: Você não precisa apenas criar imagens! Compartilhe fotos bacanas dos seus usuários também. Eles se sentirão reconhecidos e como parte de sua comunidade. Só não se esqueça de dar os créditos devidos (se você não quiser um seguidor enfurecido em vez do reconhecido).
Poste com frequência: Muita calma nessa hora! Isso não significa que você deva lotar os perfis de seus usuários com um álbum inteiro de fotos a cada cinco minutos. Mas tente manter uma frequência e incluir pelo menos uma imagem durante suas postagens.
P.S. E não se esqueça de interagir com os usuários que comentam todas as fotos que você posta. Dê um pouco de atenção a sua comunidade e fortaleça a imagem da sua própria marca.
Fonte: Revista PEGN