Pode parecer uma grande vaidade, mas, há algum tempo, a coisa que as empresas mais queriam no mundo das mídias sociais era um grande número de seguidores.
Muitas, aliás, ainda querem. Por conta disso, algumas ainda fecham altos valores de campanhas pelo número de pessoas novas que conquistam para diferentes perfis.
Atualmente, ter um grande número de seguidores não significa muita coisa sem um trabalho para torná-los ativos e engajados. Ainda assim, um número grande de pessoas – presentes – nos perfis de uma marca pode significar um alcance maior de suas mensagens.
Muitas são as estratégias para conseguir com que essas pessoas sigam sua empresa. Umas muito fáceis, com pouco resultado efetivo em número de usuários ativos, e outras, as que realmente funcionam, exigem tempo, dedicação e análise.
Abaixo reúno algumas estratégias que ajudam a aumentar o número de pessoas que seguem sua marca nas redes sociais.
1. Menos você e mais conteúdo: Na hora de fazer uma mensagem, lembre-se de que nem tudo gira em torno da sua marca. Tente divulgar, compartilhar e criar conteúdo que seja interessante para um possível seguidor. Isso será mais atraente do que se você tornar suas páginas em uma coleção de ofertas, descontos ou textos institucionais repetidos. Pesquisadores da Rutgers University, nos Estados Unidos, verificaram que usuários que compartilhavam informações interessantes tinham o dobro de seguidores das pessoas que só falavam delas mesmas.
2. Seja um especialista: Seguindo a linha de compartilhar conteúdo de qualidade, faça com que sua empresa seja conhecida por entender bem algum assunto específico. Com o tempo, as pessoas recorrerão aos perfis dela para tirar dúvidas sobre determinados campos. Se você é uma empresa do ramo de alimentação, por exemplo, seja o lugar em que usuários irão para encontrar as novas tendências gastronômicas – elas podem até descobrir que seu restaurante ou loja vendem as receitas que tanto procuram. Isso não só aumenta o número de seguidores, mas o número de seguidores ativos.
3. Descontos e brindes ainda contam: Durante toda a sua estratégia nas mídias sociais de sua empresa, você também precisa dar espaço para descontos e ofertas especiais para os seus seguidores. Muitos deles ainda seguem empresas para conseguir um preço melhor – na Grã-Bretanha, por exemplo, 52% dos usuários do Twitter fazem isso. Aqui vale a regra do equilíbrio com o resto do conteúdo que sua marca publicar.
4. Seja constante: Não adianta conquistar e depois abandonar: constância no número de publicações é algo que deve ser estudado para que seus seguidores não achem que sua empresa não liga para eles. O mesmo vale para as interações. Elas não devem ter hora para acontecer, elas devem acontecer sempre que um usuário estiver disposto a criar um diálogo com sua marca.
5. Mantenha: Conquistar seguidores pode ser a parte fácil de todo o processo. O difícil mesmo é manter quem começou a te seguir. Para isso, estude que tipos de postagens e conteúdos têm mais aderência com seus seguidores para continuar fazendo sucesso. Usuários fiéis atraem novos usuários e assim sua rede cresce organicamente.
Fonte: Revista PEGN