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Gestão, organização e automatização para agências e departamentos de comunicação

Planejamento de comunicação para o seu cliente: comece agora!

Você já deve saber que planejar a comunicação corporativa passa por definir um objetivo e as ações necessárias para alcançá-lo. Porém, muitas vezes é difícil colocar isto no papel e definir as melhores estratégias para promover o seu cliente. É preciso definir qual é o posicionamento da empresa, assim como quais são os contatos para cada assunto que pode ser abordado. 

Veja a seguir o que deve ser considerado neste planejamento 

Estratégia de negócio: Um bom planejamento de comunicação nunca deve se afastar do pensamento estratégico do cliente. É preciso considerar aonde ele quer chegar e quais os objetivos principais. Para isto, pesquise, conheça e saiba a história da empresa. Também é importante saber sobre o mercado em que ela atua, quem é a concorrência, as perspectivas econômicas e o público-alvo.  Alinhe com o seu cliente aonde a empresa quer chegar em termos de desafios e negócios no curto, médio e longo prazo. 

Aprofundamento na análise de público e da concorrência: Você precisará saber como se comporta o cliente em potencial da sua empresa, o que é interessante para ele, quais meios ele usa para se comunicar, se é um perfil mais dinâmico e onde ele busca informações. Selecione as mídias que trazem maior retorno para a sua empresa e experimente novas, monitorando o desempenho constantemente para fazer os ajustes necessários. Isto ajudará a desenvolver mensagens personalizadas, estreitando o relacionamento. Também pesquise e saiba quais são as estratégias de marketing e vendas da concorrência, liste suas melhores práticas e observe o posicionamento de mercado.

Plano de ação: Você já sabe quais os objetivos, quem é a concorrência e o que o seu público procura. Esta é a hora de avançar para a parte tática e definir as ações de comunicação. Agora você precisa saber quais são os recursos, os responsáveis, os meios de execução e tudo o que for necessário para que se cumpra o estabelecido. Lembre-se dos indicadores de resultados – é por meio deles que você poderá avaliar se o plano de comunicação está sendo bem executado.

Atenção ao orçamento: Ao elaborar o orçamento, procure ser o mais rigoroso e detalhista possível. Especifique todos os custos envolvidos, como investimento em redes sociais, criação de blog, anúncios, melhoria do site e tudo mais que o seu planejamento envolver. Também esteja preparado para fazer adequações. 

Cronograma: Ao final do seu planejamento é hora de definir o cronograma.  Você pode definir o período de um ano como base e ir realizando ações que vão se complementando ao longo deste ano. Desta forma, você tem a chance de corrigir qualquer rota a tempo, evitando prejuízos e preservando o investimento realizado.