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Gestão, organização e automatização para agências e departamentos de comunicação

Aprenda a construir um planejamento de comunicação eficiente para o seu cliente

planejamento da comunicação corporativa passa por definir um objetivo e as ações necessárias para alcançá-lo. Porém, muitas vezes é difícil colocar isto no papel e definir as melhores estratégias para promover o seu cliente. É preciso determinar qual é o posicionamento da empresa, assim como quais são os contatos para cada assunto que pode ser abordado. Veja a seguir o que deve ser considerado neste planejamento:  

Estratégia de negócio: Um bom planejamento de comunicação nunca deve se afastar do pensamento estratégico do cliente. É preciso considerar aonde ele quer chegar e quais os objetivos principais. Para isto, pesquise, conheça e saiba a história da empresa. Também é importante saber sobre o mercado em que ela atua, quem é a concorrência, as perspectivas econômicas e o público-alvo.  Alinhe com o seu cliente aonde a empresa quer chegar em termos de desafios e negócios no curto, médio e longo prazo.  

Aprofundamento na análise de público e da concorrência: Você precisará saber como se comporta o cliente em potencial da sua empresa, o que é interessante para ele, quais meios ele usa para se comunicar, se é um perfil mais dinâmico e onde ele busca informações. Selecione as mídias que trazem maior retorno para a sua empresa e experimente novas, monitorando o desempenho constantemente para fazer os ajustes necessários. Isto ajudará a desenvolver mensagens personalizadas, estreitando o relacionamento. Também pesquise e saiba quais são as estratégias de marketing e vendas da concorrência, liste suas melhores práticas e observe o posicionamento de mercado. 

Plano de ação: Na hora de definir as ações de comunicação, você precisa saber quais são os recursos, os responsáveis, os meios de execução e tudo o que for necessário para que se cumpra o estabelecido. Lembre-se dos indicadores de resultados, é por meio deles que você poderá avaliar se o plano de comunicação está sendo bem executado. 

Atenção ao orçamento: Ao elaborar o orçamento, procure ser o mais rigoroso e detalhista possível. Especifique todos os custos envolvidos, como investimento em redes sociais, criação de blog, anúncios, melhoria do site e tudo mais que o seu planejamento envolver.  

Cronograma: Ao final do seu planejamento é hora de definir o cronograma.  Você pode definir o período de um ano como base e ir realizando ações que vão se complementando ao longo deste ano. Desta forma, você tem a chance de corrigir qualquer rota a tempo, evitando prejuízos e preservando o investimento realizado.