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Saiba quais são os principais erros cometidos na hora de lidar com a mídia

Na hora de manter contato com a mídia, além de fazer o follow-up, muitas vezes é necessário responder questionamentos e estar preparado caso aconteça alguma crise e você precise mostrar a posição do seu cliente. Confira abaixo dicas para ajudar você a não errar e manter o melhor contato possível com a mídia: 

O que fazer: 

  • Seja honesto e preciso. Sua credibilidade e reputação dependem disso; 
  • Reconheça quando não souber a resposta a uma pergunta, se ofereça para obter a resposta e faça isso o mais rápido que puder; 
  • Corrija erros imediatamente, afirme que não deu uma resposta adequada e que gostaria de esclarecer a confusão; 
  • Evite o uso de jargões, fale em linguagem clara; 
  • Suponha que tudo o que fala é “on the record”
  • Seja o mais aberto possível com a mídia; 
  • Ligue para os jornalistas caso uma matéria incorreta seja publicada, aponte e comprove o erro educadamente; 
  • Mantenha uma lista de realizações e atualize-a com frequência. As coisas acontecem com tanta rapidez que você pode esquecer o que você e seu cliente realizaram; 
  • Sempre retorne as ligações, a tempo de os jornalistas cumprirem seus prazos. Veja aqui o que fazer quando um jornalista liga; 
  • Tente obter as informações que os jornalistas querem, mesmo que isso signifique um esforço extra; 
  • Tenha senso de humor. 

O que não fazer: 

  • Não diga "sem comentários" - JAMAIS; 
  • Não improvise, não especule e não conjecture, bons repórteres verificam os fatos. Se você estiver errado, sua credibilidade será destruída; 
  • Não tente tornar "off the record" uma informação depois de já prestada; 
  • Não deixe de colaborar; 
  • Não crie notícias sem ter em mãos as informações necessárias. Não faça um anúncio e depois prepare o press release e os informativos, se você tiver o material preparado antes de uma coletiva, poderá usar o tempo depois do anúncio para explicá-lo à imprensa.