Na hora de manter contato com a mídia, além de fazer o follow-up, muitas vezes é necessário responder questionamentos e estar preparado caso aconteça alguma crise e você precise mostrar a posição do seu cliente. Confira abaixo dicas para ajudar você a não errar e manter o melhor contato possível com a mídia:
O que fazer:
- Seja honesto e preciso. Sua credibilidade e reputação dependem disso;
- Reconheça quando não souber a resposta a uma pergunta, se ofereça para obter a resposta e faça isso o mais rápido que puder;
- Corrija erros imediatamente, afirme que não deu uma resposta adequada e que gostaria de esclarecer a confusão;
- Evite o uso de jargões, fale em linguagem clara;
- Suponha que tudo o que fala é “on the record”;
- Seja o mais aberto possível com a mídia;
- Ligue para os jornalistas caso uma matéria incorreta seja publicada, aponte e comprove o erro educadamente;
- Mantenha uma lista de realizações e atualize-a com frequência. As coisas acontecem com tanta rapidez que você pode esquecer o que você e seu cliente realizaram;
- Sempre retorne as ligações, a tempo de os jornalistas cumprirem seus prazos. Veja aqui o que fazer quando um jornalista liga;
- Tente obter as informações que os jornalistas querem, mesmo que isso signifique um esforço extra;
- Tenha senso de humor.
O que não fazer:
- Não diga "sem comentários" - JAMAIS;
- Não improvise, não especule e não conjecture, bons repórteres verificam os fatos. Se você estiver errado, sua credibilidade será destruída;
- Não tente tornar "off the record" uma informação depois de já prestada;
- Não deixe de colaborar;
- Não crie notícias sem ter em mãos as informações necessárias. Não faça um anúncio e depois prepare o press release e os informativos, se você tiver o material preparado antes de uma coletiva, poderá usar o tempo depois do anúncio para explicá-lo à imprensa.