O press release é uma ferramenta de assessoria de imprensa destinada a atender a demanda dos jornalistas por qualquer tipo de informação referente à empresa ou à pessoa pública. Produzir um press release é o princípio de escrever textos sobre assuntos importantes ligados ao seu cliente é fundamental para garantir espaço na mídia. Mas, como garantir a entrega de um press release incrível que prenda a atenção dos jornalistas, colunistas ou blogueiros e renda um ótimo resultado? Confira algumas dicas:
Conheça seu público: Pense em quem você quer atingir, e, por consequência, para que veículo, editoria ou segmento deve mandar o seu texto. Um colunista social pode se interessar por um texto que destaque personalidades no evento do seu cliente, já um colunista de mercado se preocupará mais com os números apresentados e o impacto de tal evento para a economia do estado, por exemplo.
Título de impacto: A busca por manchetes é uma realidade nos veículos de comunicação, assim como você quer que o seu texto seja o selecionado, o jornalista também busca chamar a atenção de seu leitor. Ele pode não usar o mesmo título quando for divulgar o assunto, mas será cativado pela sua criatividade. Procure fazer chamadas curtas, atraentes e descritivas. Não seja sensacionalista, mas destaque a notícia pelo seu ângulo mais positivo e chamativo.
Lead: Responda as seis perguntas: O que? Quem? Quando? Como? Onde? Por quê? Logo no início do texto, as informações mais importantes devem estar logo no início do texto, com o que for mais impactante em primeiro lugar, lembrando de escrever de forma atrativa, pensando na editoria ou veículo que irá receber o texto.
Movimento: Use frases curtas, a dica é ir variando entre tamanhos, para que o texto flua melhor. Tente ler o texto em voz alta e ouça como ele soa, se você capta a informação sem ficar cansativo.
Retrancas: O texto deve ser conciso, caso ele aborde muitos assuntos, crie retrancas. Utilize títulos bem curtos, se possível uma ou duas palavras e siga explicando, sem enrolar.
Revisão: Sempre revise, releia seu texto com calma para evitar erros ou falta de detalhes, se possível, peça que mais alguém leia o texto.
Contato: Ao enviar o release lembre-se de deixar e-mail e telefone caso o jornalista precise de mais informações. Mesmo que os seus contatos estejam no rodapé, é importante escrever oferecendo mais informações em caso de dúvidas para que se estabeleça uma conversa.