Escrever press release é uma das atividades básicas do assessor de imprensa. O princípio de escrever textos sobre assuntos importantes ligados ao seu cliente é fundamental para garantir espaço na mídia. Mas, como garantir a atenção dos jornalistas, colunistas ou blogueiros que receberão o seu press release? Confira algumas dicas:
Acerte no alvo: Pense no público que você quer atingir, e, por consequência, para que veículo, editoria ou segmento deve mandar o seu texto. Um colunista social pode se interessar por um texto que destaque personalidades no evento do seu cliente, já um colunista de mercado se preocupará mais com os números apresentados e o impacto de tal evento para a economia do estado, por exemplo.
Título de impacto: A busca por manchetes é uma realidade nos veículos de comunicação, assim como você quer que o seu texto seja o selecionado, o jornalista também busca chamar a atenção de seu leitor. Ele pode não usar o mesmo título quando for divulgar o assunto, mas será cativado pela sua criatividade. Procure fazer chamadas curtas, atraentes e descritivas. Não seja sensacionalista, mas destaque a notícia pelo seu ângulo mais positivo e chamativo.
Lead: O que? Quem? Quando? Como? Onde? Por quê? Estas seis perguntas são ensinadas logo no começo da faculdade de jornalismo e são fundamentais. As informações mais importantes devem estar logo no início do texto, com o que for mais impactante em primeiro lugar, lembrando de escrever de forma atrativa, pensando na editoria ou veículo que irá receber o texto.
Movimento: A regra que sempre ouvimos é: use frases curtas. Porém o texto precisa de movimento e muitas vezes não conseguimos diminuir tanto as sentenças. A dica é ir variando entre tamanhos, para que o texto flua melhor. Tente ler o texto em voz alta e ouça como ele soa, se você capta a informação sem ficar cansativo.
Retrancas: O texto deve ser conciso, para que o jornalista não perca o interesse. Porém, caso aborde muitos assuntos, crie retrancas, com títulos bem curtos, se possível uma ou duas palavras. E siga explicando, sem enrolar.
Revisão: Sempre revise. Mesmo que o tempo seja curto, dedique os minutos finais do seu prazo para reler, com calma. Se possível, peça que mais alguém leia o texto. Como você já leu e escreveu muito sobre o assunto pode deixar passar algum detalhe.
Contato: Ao enviar o release lembre-se de deixar e-mail e telefone caso o jornalista precise de mais informações. Mesmo que os seus contatos estejam no rodapé, é importante escrever oferecendo mais informações em caso de dúvidas para que se estabeleça uma conversa.