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Gestão, organização e automatização para agências e departamentos de comunicação

Como selecionar e treinar fontes no cliente

A imagem de uma empresa na imprensa geralmente está associada a um porta-voz que costuma falar em nome daquela organização, pode ser o presidente ou algum dos diretores com melhor desenvoltura para entrevistas. Essa construção é positiva, mas pode inviabilizar o trabalho da assessoria, que precisa contar sempre com a disponibilidade da mesma pessoa para trabalhar diferentes pautas.

O desafio de muitos jornalistas é conseguir selecionar fontes diferenciadas dentro do cliente atendido e, com isso, ter uma variedade maior de temas e profissionais para oferecer aos veículos.

O primeiro passo para ampliar esse leque de opções é conhecer os departamentos da empresa e entender o funcionamento de cada área. Ao ter uma familiaridade com o trabalho desenvolvido em um setor fica mais fácil pensar pautas além da tradicional divulgação dos produtos e serviços ofertados pelo cliente.

Em uma empresa de eventos, por exemplo, o feijão com arroz fica na produção de releases sobre shows, espetáculos e festas promovidos pela agência. O assessor mais criativo pode pensar em uma pauta sobre os bastidores desse trabalho e trazer como fontes os funcionários que montam e organizam toda a estrutura.

Outra possibilidade seria buscar cenários mais amplos, em que o cliente seja personagem de uma matéria econômica sobre o do mercado de eventos. Isso se adapta a outras áreas de atuação e ajuda a situar o cliente como uma peça importante do cenário em que está inserido.

A seleção de fontes dentro da empresa também pode despertar interesse a partir de assuntos internos que não são destacados nas reuniões com a assessoria. O contato com os responsáveis por setores como o de RH, Gestão da Qualidade, Pós-vendas e até mesmo o Administrativo/Financeiro pode gerar ideias de pautas, inclusive com sugestões de projetos e ações que sirvam como bons exemplos de práticas corporativas.

Leitura recomendada - Como preparar o cliente para entrevistas

Treinamento

Mais do que buscar fontes para novas pautas do cliente, a assessoria precisa treinar esses profissionais para lidar com a imprensa. Não é necessário contratar um media-training ou montar uma estrutura caríssima. Uma conversa presencial, com a entrega de uma pequena cartilha ou uma simples apresentação de slides já pode ajudar a clarear o entendimento e aumentar a disposição dos envolvidos em colaborar mais ativamente.

Entre os temas a serem abordados nesse treinamento está a importância de se manter um bom relacionamento com a imprensa. Os profissionais devem conhecer o funcionamento de uma redação e entender sobre deadlines; assim como perceber o diferencial do trabalho prestado pela assessoria e  como podem contribuir com a sugestão de pautas.

A orientação para entrevistas deve incluir previsão de vestimenta de acordo com o perfil da empresa e direcionar sobre o tratamento com os jornalistas, que deve ser sempre cordial e educado, mesmo em situações negativas.

Em alguns casos é essencial esclarecer sobre o uso da linguagem e sugerir respostas diretas e claras, sempre evitando o uso de termos técnicos e jargões comuns em algumas profissões. Por fim, o ideal é criar um clima de cumplicidade em que as fontes e a assessoria consigam interagir de forma dinâmica para garantir cada vez mais e melhores resultados de imagem para o cliente.

Leitura recomendada: Como e porque organizar uma coletiva de imprensa

Confira informações sobre o workshop disponível sobre o tema.