Floating FB popout byInfofru

For more plugins visitReviewresults

SigeCom

Gestão, organização e automatização para agências e departamentos de comunicação

De olho na pauta: encontrando espaço para o cliente na mídia

A comunicação é, certamente, uma das áreas que mais passa por transformações – sejam elas boas ou ruins. E os profissionais que atuam neste mercado precisam estar sempre prontos para se adaptar a qualquer situação. Como o assessor de imprensa, claro, não é diferente.

A busca de espaço para o cliente na mídia é muitas vezes uma tarefa árdua, que exige tempo, dedicação e muita atenção do assessor. Seja para matérias frias ou factuais, quem trabalha com assessoria deve estar sempre pronto para lançar releases e sugestões de pauta interessantes para a imprensa, que possam alavancar o nome de um determinado cliente para o público. Ao mesmo tempo em que o conteúdo lançado seja importante para o público daquele canal. Tarefa árdua e que exige muito conhecimento, tanto do cliente, quanto do veículo.

Pensando nisso, preparamos dicas que podem te ajudar a encontrar esse espaço para o cliente na mídia:

Mailing segmentado: O mailing é uma ferramenta primordial para o trabalho do assessor. É a partir dele que o contato com jornalistas e veículos é feito. Mas pouco adianta ter um mailing muito extenso se ele não é segmentado. Saber exatamente o assunto principal que cada jornalista/veículo aborda é fundamental para que os releases enviados ganhem mais atenção. Enviar uma sugestão de pauta da área da saúde para uma coluna que fala sobre educação, por exemplo, acaba não sendo muito eficaz. Mesmo que o release seja enviado para poucos contatos, a efetividade dele é mais importante do que a quantidade.

Baixe o material: Modelo de planilha de mailing

Organize um calendário de pautas: Como sabemos, existem eventos sazonais que ganham destaque na imprensa – mudança das estações do ano, eventos esportivos e datas comemorativas são alguns exemplos. Caso você atenda clientes ou empresas que falem sobre pautas específicas (médicos que possam falar sobre as doenças relacionadas ao frio com a chegada do inverno, por exemplo), pode enviar releases e manter o contato com jornalistas que queiram abordar o assunto.

Releases sempre em ordem: Ter o controle do material que foi enviado é fundamental, afinal de contas, caso o jornalista se interesse pela sua sugestão de pauta, ele pode querer mais informações ou até mesmo o contato do seu cliente para marcar uma entrevista. Cuidado com o armazenamento dos releases também facilita o trabalho do assessor na hora de realizar a clipagem.

Atenção às pautas factuais: Mesmo tendo bons contatos na imprensa, nem sempre é possível saber quando pautas factuais irão acontecer, mas mesmo assim, é possível tornar-se uma referência na assessoria quando os jornalistas necessitam de fontes urgentes. Claro que nem sempre é fácil encontrar tais fontes. Muitos jornalistas recorrem às redes sociais, sites de busca ou até mesmo aplicativos de mensagem para encontrar suas fontes. Uma maneira de facilitar essa busca é o Guia de Fontes do Brasil, uma iniciativa do SigeCom que está sendo construída de maneira colaborativa com assessores de todo o país. Através do guia, jornalistas poderão facilmente encontrar e entrar em contatos com as fontes através das assessorias.

É assessor e quer cadastrar seus clientes? Clique no link abaixo para acessar o formulário.