A sociedade está em constante mudança. Novas tecnologias surgem frequentemente e, principalmente, na área da comunicação, essas mudanças influenciam na forma de fazer conteúdo. O impresso, o rádio, a televisão e, agora, as mídias digitais. O mundo digital trouxe possibilidades, novas tecnologias que a cada dia uma enxurrada de informação é oferecida para o leitor/internauta.
E com toda essa mudança é que a forma de produzir conteúdo e divulgar, deve ser bem avaliada. De forma quase instantânea, com os sites e redes sociais, a pauta deve ser repensada. Interatividade e a participação do público em versões digitais estão em alta, e com isso a proximidade com os consumidores também.
Com o celular temos as notícias na palma da mão a todo instante, e a pulverização de informações também é rápida. Por esse motivo que, você já deve ter notado, as notícias fakes aumentaram muito nos últimos anos. É o que comprava um levantamento realizado em junho de 2017 pelo Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para o Acesso à Informação (Gpopai) da Universidade de São Paulo, somente nesse período de junho de 2017, mais de 12 milhões de pessoas compartilharam informações falsas nas redes sociais.
Leitura recomendada: Assessores de imprensa precisam saber técnicas de SEO?
Apesar disso, a internet nos aproxima. Seja com pessoas ou com conteúdo dos mais variados. Ela nos traz praticidade principalmente na assessoria, que deve ser aproveitada, uma vez que facilita a busca por fontes e a espalhar conteúdos nas redes sociais. Inclusive, é importante lembrar, que muitos influenciadores nasceram da internet. Hoje, você pode pensar na possibilidade de emplacar os seus releases em blogs, sites nos perfis de redes sociais de muitos influenciadores que, muitas vezes, acabam tendo mais ibope que muitos jornalistas renomados.
Toda essa facilidade é uma maravilha, mas é preciso lembrar que tamanha evolução tecnológica não pode permitir a prática de um jornalismo sem compromisso, mas isso você já sabia, né?! Qualidade e veracidade das reportagens, bem como fazer um juízo de valor sobre a relevância dos temas que geram resultado nas redes sociais, onde qualquer um pode se tornar um produtor de conteúdo nunca saem de moda.
Tantos canais de comunicação, tantas possibilidades! Que tal arriscar? Criar releases divertidos e que virem sucesso para o público da internet? É preciso ousar, pois o mercado está exigente. Se adaptar a esse cenário tecnológico que, com tanto bombardeio de milhares de notícias e mensagens na internet, o seu cliente possa ser destaque.
Seguindo o diferencial das mídias online, entregando o release certo para o leitor potencial, você terá sucesso. E para isso, focando no seu público, o release será um sucesso. E por isso, pensando em facilitar a vida do assessor de imprensa, o SigeCom incluiu em seu sistema o serviço de monitoramento de notícias. O serviço relaciona cada cliente a uma expressão de busca específica. Ter as notícias monitoradas diretamente no sistema é mais uma forma de automatizar e dinamizar o trabalho nas agências de comunicação e te oferecendo mais tempo para pensar nas estratégias de seus clientes.
Agora conta para nós... O que você acha desses novos canais?
Material Rico: Vídeo Tutorial de Monitoramento de Notícias