O mercado da comunicação está cada dia mais acirrado e as redações de veículos impressos estão cada vez mais enxutas. Isso faz com que os jornalistas dessas áreas acabem acumulando funções, o que dá a eles muito menos tempo para ler e prestar atenção nos diversos e-mails que recebem por dia. É por isso que, na hora de enviar um release, o assessor deve ter uma visão estratégica para chamar a atenção do jornalista.
O release (ou press release) é um texto que serve para divulgar um evento, serviço ou lançamento de produto para a imprensa e o seu envio deve ser reservado para momentos específicos, voltado para um público específico. Nunca é demais lembrar que dificilmente um jornalista que escreva uma coluna sobre moda se interesse por algo relacionado à economia, ou vice-versa, então lembre-se de segmentar o mailing quando for enviar um release.
O texto do release deve ser, ao mesmo tempo, sucinto, objetivo e conter todas as informações necessárias para o jornalista se interessar sobre o seu assunto. Para escrevê-lo, é necessário relembrar as regras básicas do jornalismo: o que, quando, onde e como são as perguntas que devem ser respondidas durante a leitura do seu texto. Não adianta escrever um bom texto se ele não é capaz de suprir as necessidades básicas do jornalista e não despertará o interesse necessário para uma cobertura da mídia sobre o seu evento/serviço.
Quanto mais completo e informativo for o texto, mais fácil será o trabalho do jornalista na hora de apurar as informações e a familiaridade dele com o tema poderá render bons frutos, caso ele se interesse pela sua sugestão. Enviar fotos ou outros documentos que acrescentem dados ao assunto também pode ser útil.
Caso a sua divulgação seja relativa ao lançamento de um produto, é interessante enviar um press kit (http://blog.sigecom.com.br/post/2016/10/10/quando-e-como-montar-press-kits) com ele, assim, o jornalista já irá ao evento sabendo mais sobre a produção. Essa também é uma boa maneira de melhorar o relacionamento da assessoria com a imprensa.