O cliente fechou negócio com a agência e agora é só colocar todas as promessas de prospecção em prática. Mas, com tanta coisa para fazer e tantos assuntos novos para divulgar, como definir as prioridades e saber por onde exatamente começar?
O início de um atendimento sempre exige algumas ações importantes para o bom desempenho do trabalho futuro. O planejamento detalhado das atividades é o primeiro passo nesse caminho.
Antes de agendar a reunião de pauta para combinar as estratégias junto ao cliente, o assessor deve se informar sobre o mercado de atuação dele, os seus concorrentes e pesquisar notícias recentes publicadas na imprensa, assim como vislumbrar as oportunidades para emplacar novos temas. Dessa forma terá segurança na hora de argumentar a favor ou contra as ideias apresentadas.
A escolha de porta-vozes é outro ponto que precisa ser definido com cautela para que seja possível pensar em temas que incluam desde a imagem institucional da empresa, com destaque para presidência ou diretorias, mas também permita explorar assuntos mais técnicos, com a indicação de fontes que tratam de questões específicas dentro da organização.
Montar a equipe de atendimento na agência e orientá-la sobre os detalhes da nova conta é outro ponto fundamental para garantir resultados coerentes. Esses colaboradores se encarregarão de criar mailing de imprensa para o segmento do cliente, produzir peças gráficas e propostas de pautas conforme as primeiras informações recebidas – e só com o tempo conseguirão captar o estilo de trabalho e as preferências do cliente para realmente realizar um trabalho integrado.
Material gratuito: Modelo de Contrato para Assessoria de Imprensa e Comunicação
Um cronograma de ações contribui para a execução das atividades dentro de prazos estipulados e ajuda no monitoramento e controle dos resultados. Esse quadro pode conter desde o planejamento de pautas com definição de veículos/colunas prioritários, ações de relacionamento com a imprensa ou com o público, até formas de avaliação, tanto do trabalho prestado pela assessoria de imprensa quanto da participação e do desempenho do cliente assessorado.