Floating FB popout byInfofru

For more plugins visitReviewresults

SigeCom

Gestão, organização e automatização para agências e departamentos de comunicação

Assessoria de imprensa: o que é e como pode ajudar sua empresa

Empresas, profissionais liberais, marcas, prestadores de serviços, ONGs, artistas, esportistas e personalidades públicas. O mercado de assessoria de imprensa é amplo, mas ainda é sinônimo de dúvida para muitos que desejam ter uma consultoria, no entanto, não compreendem como funciona o trabalho em sua totalidade. Afinal, o que uma assessoria de imprensa faz e como ela pode ajudar micro, pequenas e médias empresas?

No linguajar popular, a assessoria de imprensa é responsável pelo relacionamento entre o assessorado e a mídia, ou seja, ela faz o “meio de campo” entre o cliente e os jornalistas que estão espalhados pelos veículos de comunicação da cidade, estado ou país em que o cliente deseja potencializar seu nome. A grosso modo, a assessoria de imprensa também é responsável por divulgar marcas e empresas, a fim de torná-las conhecidas perante mídia e público.

Mais do que isso, o papel da assessoria de imprensa é: 

  • Cuidar da credibilidade da marca, da qualidade da exposição da empresa ou profissional liberal;
  • Cuidar do seu relacionamento com a mídia;
  • Fazer gestão de crise, assim como diagnosticar notícias e conteúdos que possam ser úteis para a imprensa;
  • Estabelecer um relacionamento saudável com a mídia a fim de abastecê-la com notícias verídicas e novas;
  • Informar jornalistas sobre eventos, pesquisas e estudos que contribuirão para a geração de notícias, etc.

Além disso, é a assessoria de imprensa que faz todo o atendimento aos jornalistas que estão interessados em saber mais sobre determinada marca ou serviço, fortalecendo a imagem do cliente e cuidado da sua visibilidade na imprensa, pois é por meio da mídia espontânea que se conquista credibilidade e destaque para a marca.

Vale frisar para qualquer interessado em ter uma assessoria de imprensa que ela não é o departamento comercial da empresa e tão pouco será responsável por vender produtos e serviços. É errado procurar uma assessoria de imprensa acreditando e responsabilizado-a pelo aumento das vendas ou faturamento da sua empresa. A assessoria de imprensa não tem função comercial, embora isso possa ser um dos objetivos e resultados durante o decorrer do trabalho, pois a exposição também gera maior procura para sua empresa.

O trabalho da assessoria de imprensa é focado na publicação de matérias em espaços editoriais, como jornais, revistas, portais, blogs, rádios e TVs, onde não se paga para publicar uma notícia ou reportagem e não se pede ao jornalista que publique o material. Por isso, afinidade entre assessorado e assessor é fundamental para o melhor diagnóstico do perfil do cliente e no seu potencial de gerar notícias.

Na prática

A rotina de uma assessoria de imprensa se divide em diversas atividades, começando por diagnóstico, objetivo e público-alvo a ser atingido, planejamento e definição de pautas com o cliente, ações de imprensa, redação e envio de releases, atendimento a jornalistas, follow-up com a imprensa, agendamento de entrevistas e acompanhamento de pautas, clipping de notícias, relatórios de atendimento final e arquivo de clipping.

Além das atividades básicas de uma assessoria de imprensa muitas vezes para complementar o trabalho habitual a agência também se encarrega de produzir materiais de divulgação que vão além da redação e envio de releases, como vídeos institucionais e informativos, entrevistas ping-pong, podcast, press-kits e outras atividades que possam despertar interesse dos jornalistas.

Atingindo resultados

A Assessoria de imprensa pode ser utilizada para diferentes portes de empresas e segmentos, inclusive para micro e pequenas empresas. Para atingir resultados satisfatórios na mídia é necessário:

  • Estudar o histórico do cliente;
  • Conhecer seus objetivos e público-alvo;
  • Elaborar um planejamento de comunicação;
  • Estabelecer critérios de mensuração de resultados e, principalmente, o tempo médio dedicado para atingir metas.

O mais comum praticado no mercado atualmente é trabalhar o cliente na mídia por 1 (um) ano, porém, não é regra e cada caso merece seu diagnóstico, pois existem diversos modelos de trabalho, como assessoria de imprensa para feiras, eventos e seminários, ações pontuais de divulgação, lançamentos de produtos, assim como ações em médio e longo prazo, e manutenção de imagem.

Construir uma reputação, criar “nome” no mercado, ganhar visibilidade e exposição são fundamentais para qualquer empresa, independente do tamanho ou segmento, principalmente numa era em que a concorrência só aumenta, a presença digital se tornou obrigatória e a opinião do consumidor final tem poder de influenciar milhares de outras pessoas.

Antes de contratar uma assessoria de imprensa faça algumas perguntas, como:

  • Qual o meu objetivo em contratar uma assessoria de imprensa?
  • Onde estou e aonde quero chegar?
  • Como gostaria que minha empresa fosse conhecida no mercado?
  • Tenho poder de gerar notícias e dedicar tempo para isso?

Cuide da comunicação e visibilidade da sua empresa! 

 

 

Fonte: Talita Scotto, diretora da Agência Contatto - Blog Mídia 8