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Sistema de Gestão para Assessoria de Imprensa e Comunicação

Assessoria de imprensa: 15 dicas para a sua carreira

O mais bacana de um verdadeiro líder é compartilhar conhecimento, informação e experiências. Especialmente para responder aos jovens que estão chegando ao mercado uma pergunta recorrente: “Que dicas você daria para uma carreira bem sucedida em assessoria de imprensa?”.

A colaboração permite que todos cresçam. Fato.

Por isso queremos compartilhar 15 dicas de como caminhar para uma carreira bem sucedida em assessoria de imprensa e relações públicas. Na realidade, as dicas podem cair muito bem em quase todas as profissões.

1. Seja uma esponja

A curiosidade pode ter matado o gato, mas ela fez um profissional diferenciado. Se você está começando sua vida profissional agora ou empreendendo há anos, aprender constantemente faz parte da rotina. Jamais deixe de ser curioso.

2. Fique em cima das notícias

Arranje um tempo para acompanhar as notícias em jornais, sites, rádios e televisão.Configure alertas para a sua empresa e/ou clientes. Busque informações sobre as notícias do setor. Acompanhe as notícias da manhã. Independente da abordagem que você escolher, estar atualizado tornará você mais interessante e melhor em seu trabalho. Considere-o um investimento.

3. Concentre-se nos detalhes

Nada fere mais a credibilidade de uma atividade, proposta ou planejamento como erros por negligência. Enquanto isso, pessoas ligadas em cada detalhe destacam-se.

Seja essa pessoa. Leia e releia o seu trabalho. Seja o seu próprio crítico. Analise e pense nos detalhes para certificar-se que cobriu todos os ângulos. Questione suas ideias.

4. Aprenda a fazer malabarismos

Isto se aplica especialmente para pessoas de agências, mas pode encaixar em outras áreas também. Aprenda a priorizar, como ficar focado e como gerenciar sue tempo.

A vida em assessoria de imprensa é um ato de malabarismo. Você precisa saber gerenciar a sua carga de trabalho e as expectativas de seus clientes.

5. Aprenda a escrever

Aproveite o seu tempo para aprender a escrever bem. Pratique. Aprenda com os outros. Faça um curso, se for preciso. Parágrafos curtos, frases curtas e linguagem clara permitem transmitir o seu ponto de vista mais facilmente. Use frases ativas.

6. Abrace os números

Mensurar tem sido um ponto fraco para assessores de imprensa por algum tempo. Hoje em dia, as empresas exigem mais. Você não precisa ser um especialista em números. Porém, com as agências digitais, é preciso saber o básico para entender a abordagem com equipe e cliente. Além da apresentações dos resultados.

7. Mensure pela experiência

A mensuração vai além da informação. As empresas estão exigindo cada vez mais dos seus colaboradores. Saiba como tirar o máximo proveito em suas atividades:

  • Informe seus objetivos
  • Abasteça seu planejamento
  • Identifique e resolva problemas durante o “voo”
  • Mensure os resultados para gerar conhecimento

8. Forneça soluções

Desafios são corriqueiros na assessoria de imprensa, onde muitas vezes o papel da comunicação é o de mudar determinado comportamento ou percepção. Isso é difícil.

Poucas coisas farão você ter vontade de dar uma voadora no chefe como as falhas na comunicação. Antecipe-se. Torne-se a pessoa que chega com as dificuldades já acompanhadas das soluções. Ele dificilmente deseja ter a opção de escolha. O fato que chamará a atenção dos líderes é a mente que está pensando nas soluções sem que seja solicitado.

9. Aprenda a ficar equilibrado

Situações complicadas surgem o tempo todo para quem trabalha com comunicação, a maioria sem estar previstos. Acontece. Nestes momentos é que um profissional diferenciado alavanca a sua reputação. Ou o inverso. Seja a pessoa que mantém a cabeça no lugar. Mantenha a calma e concentre-se nas soluções.Lembre-se: ser frenético é diferente de ser eficaz.

10. Saiba o que você ainda não sabe

A autoconsciência é uma característica valiosa, independente de onde você esteja na carreira. Seja humilde o suficiente para saber que você está fora do alcance de seu conhecimento. Aprenda com pessoas de outras áreas. Absorva suas experiências. Certifique-se que, quando estiver nesta situação, você aja ao invés de ficar paralisado.

Busque ajuda e conhecimento antes que seja tarde.

Seja sutil. Por exemplo: “Estou em dúvida se esta é a melhor abordagem aqui. Isto é o que estou pensando. Qual a sua sugestão?”. Simples.

11. Aprenda a diferença

Saiba diferenciar objetivos, estratégias e táticas.

Objetivos são o que você precisa realizar. Relacione com os objetivos do negócio.
Estratégias é como você planeja realiza-las. Estas devem direcionar para os objetivos.
Táticas são as ações tomadas. Devem canalizar para as estratégias.

12. Seja confiável

Se você está lidando com executivos de sua empresa, ou com clientes, se esforce para ser um ouvinte e conselheiro de confiança para eles. Vá além do “ter” que fazer e se torne um parceiro. Ofereça opiniões pontuais. Aprenda a criar empatia com eles. Aprenda a ter conversas difíceis quando precisar, elas fazem parte. Ajude-os a tomar o caminho certo. Mas saiba aceitar as decisões.

13. Aprenda com seus erros

Aceite que você cometerá erros. Todos cometem. E eles são peças-chave em nosso aprendizado e crescimento. Se você não cometeu erros é porque não está se esforçando o suficiente ou tentando coisas o suficiente. A chave é fazer com que, no momento certo, no ambiente certo, você aprenda com eles. Por outro lado, as pessoas que se esquivam das responsabilidades por seus erros, ou desculpam-se demais, dificilmente aprenderão.

Geralmente as lições mais valiosas surgem após um erro. No momento o sentimento é qualquer um, menos o de alegria. O importante é descobrir o que fazer de diferente na próxima vez e tornar a experiência em crescimento.

14. Pense fora da caixa

É fácil ser pego de pernas para o ar quando construímos uma rotina diária. Aproveite estes momentos para olhar ao redor e identificar maneiras de expandir seus conhecimentos. Certamente você encontrará novas formas de obter melhores resultados em suas atividades. Ou, ainda, conseguirá se envolver em um projeto novo. Quem sabe poderá aprender algo de outra área. Pense fora da caixa.

15. Seja social media

Você não precisa ser um expert em mídias sociais. Basta compreender comoaproveitar o potencial das mídias sociais para a construção de relacionamentos, interações e ideias.

Fonte: Hago