Floating FB popout byInfofru

For more plugins visitReviewresults

SigeCom

Gestão, organização e automatização para agências e departamentos de comunicação

10 passos para montar um Planejamento Estratégico de Comunicação

Planejamento Estratégico tornou-se imprescindível para a comunicação. É com a e laboração de um projeto que traçamos a direção para objetivos como consolidação da imagem institucional da organização.

Especialista na área, a professora do Comunique-se Educação Neuza Serra deu dicas para produzir o Planejamento de Comunicação. Confira os procedimentos no passo a passo a seguir:

1º passo - Determine a direção: Antes de iniciar o Planejamento Estratégico, é preciso determinar qual a direção a ser seguida. Ou seja, estabelecer o objetivo comunicacional para a organização (empresas, órgãos públicos, entidades de classe, etc.)

2º passo - Faça o diagnóstico: Para a análise, é necessário o levantamento de informações da organização, como está inserida no contexto do seu setor e uma avaliação dos pontos fortes e fracos.

3º passo - Missão, visão e valores: Conhecer e avaliar essas premissas estratégicas da organização. Segundo Margarida Kunsch, o propósito do planejamento é “agregar valor e contribuir para que a organização alcance a visão estabelecida para o futuro, cumpra a missão, fixe e consolide seus valores”. Por essa razão, é preciso que o planejamento de comunicação esteja plenamente alinhado com essas premissas.

4º passo - Qualidade da Imagem: Neste passo é feita uma análise da organização perante os seus públicos de interesse. Os resultados serão o norte para as políticas de relacionamento com os stakeholders.

5º passo - Identificação dos stakeholders: Produzir mapeamento para identificar os públicos de interesse, suas demandas e construir políticas de relacionamento.

6º passo – Relacionamento com a imprensa: Organize ações para consolidar o bom relacionamento com profissionais de imprensa, visando ter uma aliança produtiva.

7º passo - Objetivos, estratégias e metas: Objetivo é o que se espera como resultado do planejamento de comunicação. As estratégias são os instrumentos e o modo para alcançar esse objetivo. As metas definem o prazo para alcançar esse objetivo.

8º passo - Construção dos planos de ação: Com o planejamento será necessário produzir planos de ação que nortearão todo o trabalho a ser implementado.

9º passo - Acompanhamento do planejamento: É preciso ter um controle de todas ações previstas, por meio de cronogramas ou outros instrumentos que possam proporcionar uma visão macro do andamento do planejamento.

10º passo - Avaliação dos resultados: Com o controle do andamento do planejamento é possível avaliar os resultados. A proposta é alcançar o objetivo no prazo determinado.

Fonte: Comunique-se