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Material gratuito ajuda empresas a fazer monitoramento de redes sociais

De cada dez brasileiros que possuem acesso à internet, nove estão presentes em redes sociais. A tendência revelada pelo estudo da comscore comprova a necessidade de as empresas que estão inseridas nessas plataformas sociais acompanharem as ações de marketing digital realizadas. O que acontece é que muitas marcas veem o monitoramento em mídias sociais como o fim de uma atividade na web. No novo material educativo Monitoramento em mídias sociais: acompanhamento que gera resultado, a talk2, empresa do DOT Digital Group, utiliza sua experiência em estratégias digitais para demonstrar que esse trabalho vai além. A monitoria é um meio de se alcançar insights, números e indicadores que validem ou invalidem uma estratégia na web, além de ajudar a avaliar o branding da marca.

No white paper gratuito que pode ser acessado aqui, empresas são capacitadas a identificar pontos que podem ser monitorados, seja internamente ou por meio de um especialista. Nesse contexto, a Talk2 reforça que o monitoramento de redes sociais funciona como uma espécie de edição dos melhores e piores momentos de uma empresa na internet. Essa visão macro, além de fundamental em uma estratégia digital, é o que falta a muitas marcas presentes no ambiente 2.0.

O material também destaca a função que o monitoramento possui de consolidar o posicionamento online das marcas. “Muitas empresas já estão na internet, porém não sabem disso. Pessoas falam sobre determinada instituição, fãs criam posts, clientes abrem um tópico na Wikipédia sobre tal produto… Isso ocorre por que a internet é feita de seres humanos conectados, que também esperam das marcas essa vontade de falar. Se elas não estão lá, os usuários criam seus próprios espaços e dão um jeito”, explica Luiz Alberto Ferla, presidente do DOT digital group.

Por outro lado, hoje é muito comum que os usuários de um serviço reclamem nas redes sociais. Aqui, mais uma vez, a importância do monitoramento aparece: na gestão de um SAC 2.0. Nesses ambientes, o atendimento para solucionar problemas é infinitamente mais rápido se comparado a outras maneiras tradicionais. Outro aspecto interessante que a Talk2 dá ênfase no white paper tem relação com o monitoramento de público interno nas mídias sociais. O material destaca que essa ação não é policiamento. Esse não é o propósito ou o conceito de uma ação consistente focada nos seus colaboradores, uma vez que as manifestações positivas espontâneas são muito mais efetivas que ações forçadas.

“Nosso objetivo com esse material é ajudar as empresas a aproveitarem os benefícios do monitoramento de mídias sociais, e fazer com que acreditem na efetividade das estratégias digitais para incentivar negócios e visibilidade para a marca”, finaliza o presidente do DOT digital group.

Fonte: Blog Mídia 8