Floating FB popout byInfofru

For more plugins visitReviewresults

SigeCom

Gestão, organização e automatização para agências e departamentos de comunicação

Dicas básicas para comunicação empresarial eficaz

No ambiente coorporativo, a comunicação engloba práticas importantes para formação e manutenção da Cultura Organizacional. Uma Comunicação Interna eficaz promove integração entre os colaboradores, influenciando na construção de ambiente de trabalho agradável e na produtividade da empresa.

Aqui vão algumas dicas selecionadas pela jornalista Melissa Lucchi, especialista em Comunicação Organizacional e professora do Comunique-se Educação.

  1. Adote a comunicação face a face: A coisa mais importante para ter uma boa comunicação interna é adotar a comunicação presencial. Seja em reunião ou ao passar comunicados.  É o que mais dá certo, pois envolve toda expressão corporal, mobilizando os sentidos. No aperto de mão, por exemplo, é possível sentir confiança, firmeza.
  2. Invista em informalidade e carisma: Os funcionários devem ter uma imagem positiva da empresa, ver no presidente, nos chefes, exemplos de liderança. Para conquistar isso, é preciso estabelecer uma relação de confiança. A organização tem o papel de sempre transparente e verdadeira com os funcionários, mostrando seus valores e princípios de conduta.
  3. Não sufoque os funcionários: O principal cuidado que as empresas devem ter com relação aos canais de comunicação é de não entupi-los de informações. Às vezes, a companhia cria intranet, blog, mural, e acaba gerando muito mais notícias do que os funcionários são capazes de absorver.
  4. Busque veículos adequados para cada público: Há muitas opções de ferramentas para facilitar a comunicação, mas a maioria das empresas usa errado. Antes de impor qualquer canal, faça uma pesquisa com os funcionários e descubra de que maneira eles preferem ser informados. O melhor é começar de uma forma simples, com quadros de avisos, por exemplo, com linguagem simples em lugares acessíveis. Funciona e sai barato para a empresa.

 

 

 

Fonte: Comunique-se