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Redes sociais: a importância de diferenciar o conteúdo para cada canal

Mais do estar nas redes sociais, é preciso que a empresa entenda que todos os canais sociais digitais devem dialogar entre si, ou seja, é preciso estar bem delineado na estratégia de mídias sociais da empresa que cada meio possui uma linguagem própria, um tom particular, um modo de ser conduzido e conduzir os leitores, fãs, clientes e possíveis novos consumidores.

Comete um grande erro quem aposta na disseminação genérica de conteúdo nas redes sociais. Muitas empresas acabam compartilhando o mesmo conteúdo no Twitter, no Facebook e no canal da empresa no YouTube. Porém o erro não está na inserção do mesmo conteúdo em diferentes meios, mas sim inserir essa informação com o mesmo formato em todos os canais. O que mais vemos é o “título” seguido de um link, em todas as redes sociais de empresa.

O Twitter pede uma informação mais instantânea, rápida, concisa. Só há 140 caracteres e nesse espaço a empresa precisa chamar e prender a atenção do seguidor e oferecer um link de acesso que faça com que o mesmo clique para obter mais informações. Já no Facebook o que o usuário espera é uma quantidade maior de conteúdo exposto, talvez umas 4 ou 5 linhas, além de uma imagem ilustrativa e um link complementar. No YouTube, então, nem se fala. Um vídeo bacana, curto e que seja do interesse do cliente.

Compreender essa diferença é um passo inicial para não ter o chamado “navio fantasma”, ou seja, um tweet que ninguém deu RT ou clicou ou, ainda, uma página no Facebook com mais de 30 mil fãs e apenas 1 ou 2 “likes” nas postagens. O motivo? Muitas empresas agendam e automatizam para que assim que um conteúdo novo saia no site ou no blog corporativo o mecanismo dispare para todos os canais. Porém esse disparo lança o mesmo conteúdo em todas as plataformas, um conteúdo engessado e áspero. Ruim até para pequenas empresas que estão nas mídias sociais.

Não só os canais que serão utilizadas ou a forma de se abordar um cliente nas redes sociais, é precisa deixar muito claro na elaboração da campanha de comunicação digital da empresa que o conteúdo deve ser prioridade e saber trabalha-lo em cada plataforma pode transformar a sua empresa em uma grande referência no setor.

Fonte: Blog Mídia 8