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Gestão, organização e automatização para agências e departamentos de comunicação

5 passos para se preparar para atuar nas mídias sociais

Alexandre Monteiro, 27 anos, e Gabriel Motta, 28, abriram a agência Ingage em 2012. Ela é especializada em criação de conteúdo, gestão de oportunidades na internet e marketing digital. Atualmente, ela trabalha com 24 clientes e ganhou bastante experiência nesse mercado.

Com o objetivo de propagar todo esse conhecimento conquistado, a dupla começou a publicar e-books informativos para ajudar profissionais e empresas sobre o mercado de marketing digital. O primeiro deles, “9 Erros em Gestão de Redes Sociais”, está disponível para download gratuito.

Os dois esperam lançar novas publicações digitais sobre outros temas. Conversei com a dupla para compilar alguns passos necessários para se preparar para trabalhar com mídias sociais – e evitar os erros que eles detalham no livro.

1. Planeje antes de começar

Antes de pular – e correr o risco de se afogar – nas mídias sociais, coloque no papel quais são seus objetivos e suas metas. Tente identificar aqueles que são macro, da empresa como um todo, e aqueles para cada campanha específica que surgir.

2. Não generalize

Entenda cada mídia social e sua linguagem específica. Elas não são iguais e não devem ser generalizadas. “Entender o ambiente de cada uma delas é uma etapa muito importante”, diz Motta. Depois desse estudo, decida quais delas são mais importantes para sua empresa.

3. Crie um guia de interação rápida

Você não deve ser padronizado na hora de interagir com seus consumidores nas redes sociais. Mas ao mesmo tempo, precisa de um guia para saber como agir em situações que podem se repetir com frequência. Vale lembrar que você não deve se prender e segui-lo sempre à risca. Seja flexível nas suas respostas.

4. Conheça seus clientes

Faça pesquisas nessas mídias para entender o que as pessoas estão falando sobre sua empresa, qual o sentimento em relação à sua marca. Saiba como eles se comportam e o que eles esperam em de seu negócio em cada uma delas.

5. Crie conteúdo de qualidade

Não adianta fazer apenas curadoria de conteúdo – mesmo que ela seja de qualidade. Você precisa criar seu próprio material para cativar e interagir com seus consumidores. Para saber o que postar, use aquela pesquisa que você fez no passo número quatro. Use ferramentas para monitorar o que está bombando em cada rede para inserir sua empresa nas discussões já existentes. E também analise os resultados de cada postagem.

Para baixar o livro "9 Erros em Gestão de Redes Sociais", clique aqui.

Fonte: Revista PEGN