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Gestão, organização e automatização para agências e departamentos de comunicação

7 dicas para uma comunicação efetiva com seu cliente em tempos digitais

Podem ser grandes, médias ou pequenas empresas, todas possuem uma necessidade em comum: manter uma comunicação efetiva nas relações com seus clientes. Sabemos que os meios digitais auxiliam nessas tarefas e é preciso cautela para estabelecer e manter esse direcionamento.

As peculiaridades da comunicação na propagação de uma mensagem, imagem e conteúdo com o cliente são fatores importantes para o sucesso da entrega. Por isso, listamos 7 dicas de como manter uma comunicação com seu cliente, confira:

1- Pare, observe, reflita – antes de falar, entenda a realidade e o contexto do seu cliente

Essa ação requer pesquisa e aprofundamento de questões socioeconômicas e políticas do ambiente em que seu cliente está inserido. Uma gestão estratégica deve estudar à realidade de mercado de cada cliente, a fim de descobrir oportunidades;

2. Utilize ferramentas colaborativas para a comunicação

Na opinião do diretor da Knowtec, Prof.º Neri dos Santos, existem muitas oportunidades quando utilizamos Plataformas de Inteligência Colaborativa. Estas ferramentas tem a capacidade de maximizar a participação dos envolvidos em um projeto e na formação de produtos que facilitam a tomada de decisão. Aqui usamos o Socialbase;

3. Lembre-se:  a comunicação é por vias digitais, mas ainda é de forma escrita

A maneira de escrever e se dirigir ao seu cliente devem respeitar normas de tratamento, nomenclaturas, gramática, entre outros fatores. Tenha conhecimento de técnicas de comunicação escrita e esteja atento a isso;

4. Cuidado com a utilização de termos que só existem na sua realidade

Quando estamos inseridos em um cenário é comum acharmos que todos devem saber sobre determinado assunto e utilizar termos e siglas específicos, como por exemplo, “vamos fazer um call”, “o deadline é para amanhã”, “vamos falar por chat”. Isso com certeza dificultará o processo já que a comunicação efetiva ocorre somente quando símbolos, significantes e significados são entendidos por quem fala e por quem ouve;

5. Se informe sobre termos que só existem no contexto do seu cliente

 Procure se informar e se adaptar às nomenclaturas do setor/segmento que você irá atuar. Em caso de siglas, como por exemplo P&G, pesquise se estas já não são utilizadas em outros setores e se possuem outro significado;

6. Reuniões periódicas são importantes para manter a proximidade e o relacionamento

Mesmo que viabilizadas por uma ferramenta digital, como as conferências on-line, o momento olho no olho ainda é importante. Prepare-se para a reunião, organize o local e envolva as pessoas certas. Você não precisar parar a equipe inteira, mas é importante para o cliente ver as pessoas que estão envolvidas no projeto;

7. Apresente os resultados do seu trabalho em diversos momentos, planeje-se e tenha equipamentos para isso

Hoje as pessoas não param, elas consomem conteúdos em movimento, por isso invista em ferramentas e gadgets que auxiliam o seu dia a dia. A Samsung lançou recentemente um smartphone com projetor integrado. Para atuações mais ligadas à área de negócios como apresentações em PowerPoint, documentos em PDF e planilhas do Excel, é perfeito

Pratique comunicação no início, meio e fim de um projeto! Um comunicador habilidoso precisa de aprendizado e dedicação. Um projeto de sucesso de comunicação!

Fonte: Knowtec