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Sistema de Gestão para Assessoria de Imprensa e Comunicação

Dicas para escrever um bom release

O release é uma das principais ferramentas utilizadas pela assessoria de imprensa para despertar o interesse pela pauta sugerida. Para tanto, o texto precisa ser claro, rápido e objetivo. Confira algumas dicas essenciais para escrever um bom release:

Use o telefone: Antes de mandar o release, telefone para as redações e descubra quem é o repórter que cobre o segmento do seu cliente.  Ao falar com ele, diga que leu as matérias X e Y, e, por causa disso, tem alguma coisa que pode lhe interessar. Só depois mande o release.

Considere oferecer uma exclusiva: O lançamento de um produto ou a realização de um evento específico podem ser oferecidos com exclusividade para certo repórter e, mesmo assim, serem reproduzidos pelos concorrentes depois. Repórteres gostam de notícias exclusivas e gostam também de contar a seus editores que a empresa X lhes ofereceu uma exclusiva. Se a notícia for relevante para aquele veículo, é sucesso na certa.

Multiplique suas exclusivas: Dependendo da sensibilidade da notícia, seu release pode ser oferecido com "exclusividade" para mais de um veículo, desde que eles não concorram entre si. Por exemplo, para visitar um espaço novo, você pode convidar uma rádio, uma revista semanal e um telejornal local sem queimar o filme com nenhum dos três.

Faça jornalismo: Todo release deve responder às seis perguntas fundamentais (Quem fez? O quê? Quando? Onde? Como? e Por quê?). É incrível, mas ainda existe gente mandando releases e se esquecendo de informações fundamentais, como datas, prazos, valores de inscrições e endereços. E parece um detalhe bobo, mas você sempre deve incluir o DDD de qualquer telefone. Você nunca sabe onde seu release vai chegar.

Seja duro com seu cliente: Muitos jornalistas já tiveram a experiência de se interessar por um release e, ao ligar para a assessoria, constatar que o concurso não está pronto, que o preço do produto não foi definido, que a data do evento é provisória, etc. Faça um "jornalismo preventivo" e pergunte ao seu cliente tudo aquilo que você espera que um repórter pergunte. Se seu cliente não conseguir responder, vocês ainda não estão prontos para virar notícia.

Inclua fotos, mas não anexe: Facilite o trabalho do jornalista, incluindo fotos já no primeiro release, mas sem anexos. Basta usar links para as imagens na internet ou para serviços como o Google Drive, Dropbox e Webhard. Assim, você adianta os inevitáveis pedidos para ilustrar a matéria, mas não enche a caixa de e-mails do jornalista.

Fique disponível: Assine seus e-mails com nome, telefone fixo (ramal inclusive) e celular, e inclua no texto do release os telefones de possíveis fontes.

Engaje o release nas redes sociais: As ações de internet ganham mais força quando compartilhadas nas redes sociais, seja em grupos ou na própria linha do tempo, e propagadas por amigos e familiares, seguindo uma rede interminável. No entanto, procure se planejar. Qualquer ação deve ser estruturada e pensada previamente e envolver aspectos como qual é o seu público alvo.

Fonte: RSPRESS