Compartilhar conteúdo traz benefícios não apenas para o autor, mas também para quem compartilha. Afinal, rende relevância e relacionamento. Mas é preciso tomar alguns cuidados. As 11 perguntas ajudam a evitar problemas na hora de clicar no botão share.
O texto assinado é baseado em um post de autoria de Jackson Wightman, da Proper Propaganda, dos Estados Unidos, e foi publicado no PR Daily. Traduzimos e fizemos pequenas adaptações de contexto e linguagem.
As pessoas na comunidade acharão o conteúdo útil? Alguém ficará ofendido?
Quais segmentos na comunidade gostarão desse conteúdo? Lembre-se: conteúdo que você compartilha não precisa ser relevante para toda a comunidade o tempo inteiro.
Em quais aspectos as pessoas gostarão desse conteúdo?
Qual a probabilidade de o conteúdo provocar debates e ganhar atenção?
Esse conteúdo é produzido por você ou por terceiros?
Esse conteúdo se encaixa numa estrutura que funcione para compartilhamento com aquilo que outros produziram em sua comunidade? Você não deve compartilhar só as coisas que produz porque você corre o risco de soar como um fanfarrão.
Se o conteúdo compartilhado tiver sido produzido por você, ele diz respeito a você (faz menção a venda, promoção, artigos sobre você) ou é de utilidade para um segmento da sua comunidade?
Se o conteúdo não for seu, de quem é? Você deu o crédito?
Compartilhar o conteúdo de terceiros ajudará você a se aproximar de quem o produziu? Esta questão é especialmente importante num contexto de relações públicas ou relacionamento com influenciadores.
Depois de você acessar o conteúdo, as pessoas de sua comunidade estarão propensas a compartilhá-lo para seus próprios contatos?
Como você vai mensurar a eficiência do conteúdo que compartilhou?