Como em qualquer ambiente social ― o que inclui redes sociais ―, agir adequadamente é fundamental. Usamos um artigo do 12 Most como fonte de informação para extrair as 12 regras básicas de etiqueta em uma dessas redes, o Twitter.
Fizemos algumas adaptações no texto, além de acrescentarmos algumas informações da própria Tracto, para que o conteúdo seja útil para usuários do microblog.
Não seja um cabeça de ovo : Quando um usuário não faz upload de uma foto, o que aparece é uma imagem de um ovo sobre um fundo colorido. Portanto, tenha uma foto sua. Para empresas, foto de um rosto funciona melhor do que logo no quesito interação.
Tenha uma bio: Bio é a abreviação de biografia. Utilize o espaço de apresentação para falar um pouco sobre você. Adicione informações relevantes e algumas hashtags.
Nome de usuário pequeno: Ninguém quer ler nomes como @SouODonoDaEmpresaABC. Lembre-se: um tuíte tem só 140 caracteres. Quanto menor, mais fácil para fica para quem quiser retuitar você.
Tuíte com menos de 140 caracteres: Facilite para quem quiser retuitar você. Procure redigir tuítes com menos de 120 caracteres.
DM: somente se necessário: É um dos poucos recursos invasivos do Twitter, com potencial para ser percebido como SPAM ― especialmente quando o contato for feito por uma marca.
Alerta de alto volume: As pessoas não gostam de ver suas timelines repletas de mensagens de um mesmo remetente. Portanto, se você estiver em um debate ou transmitindo um evento em tempo real, informe isso a seus usuários.
Use tags adequadamente: Seja criterioso na escolha das tags (também conhecidas como #hashtags). Elas têm como finalidade mostrar o assunto de seu tuíte, além de inserir no grupo de discussão acerca daquele assunto. Use poucas ― no máximo, uma ou duas ― tags por vez.
Interaja ― Twitter não é um monólogo: Sim, você pode usar o Twitter para transmitir informações. Mas isso foge ao conceito de rede social. Lembre-se: ninguém gosta de interagir com uma parede. Portanto, dialogue.
Compartilhe e promova os outros: Compartilhe e retuíte somente aquilo que for necessário e relevante para a sua marca. Promover os outros é essencial. As pessoas se lembrarão de você por isso.
Responda aos outros no prazo adequado: Procure responder o mais breve que possível, pois isso fomenta o diálogo. É sempre uma ótima oportunidade de interagir com seus seguidores.
Tenha modos, seja gentil: Polemizar, discutir, xingar. Nada disso vai ajudar você em nenhuma plataforma. Twitter, inclusive. Nunca humilhe ninguém.
Agradeça com freqüência: Agradeça aos outros os retuítes, as menções, os comentários. Isso ajuda a criar boas relações. Também mostra a quem retuitou que você viu o retuíte.
Fonte: Tracto