Não existe uma receita para escrever bem. Escrever é uma árdua tarefa, mesmo para aqueles que gostam da atividade. Para quem não gosta, tudo fica mais difícil. Um texto bem escrito proporciona prazer a quem lê. Para produzi-lo, no entanto, o prazer dá lugar a muito TRABALHO.
É preciso saber expressar-se bem em português para trabalhar em qualquer empresa. Esse complicado idioma é nossa principal FERRAMENTA. Apesar da dificuldade de manejo, alguns cuidados auxiliam a escrita.
Na dúvida sobre como relatar algo, opte pela simplicidade. Porém, não basta escrever com simplicidade. É preciso ter CLAREZA. Se você não souber exatamente o que quer dizer, ninguém te entenderá. Não abuse do parêntese. Se precisar usá-lo, jamais o utilize em trechos extensos. As frases devem ser curtas, já que longos períodos cansam e confundem o leitor.
Seja CONCISO. Diga o que quer em poucas palavras. Mas cuidado: ser conciso não significa ser vago. A precisão é fundamental. Os textos devem ser de fácil compreensão, sem os adjetivos dispensáveis. Use um vasto vocabulário, mas sem se tornar pedante, com palavras desconhecidas ou de uso pouco frequente. Com poucas palavras, você vai repeti-las. Repetindo, cansará o leitor, que abandonará a leitura.
Escreva como se contasse uma HISTÓRIA a um amigo, com começo, meio e fim. Lembre-se sempre de que, na maior parte das vezes, você escreve para pessoas comuns, não para iniciados ou especialistas em determinados assuntos.
Escrever não é um dom. É uma HABILIDADE adquirida como qualquer outra. Para isso, é preciso ler muito. E sempre.
Fonte: Scritta