No mundo corporativo é comum CULTIVAR AMIZADES e relacionamento com clientes, fornecedores e parceiros, no intuito de manter um BOM CONTATO e facilitar os negócios. Mesmo no campo pessoal, tal prática ajuda na hora de galgar uma posição mais alta na empresa ou mesmo um outro emprego. Nas relações com a imprensa, isto também pode ser muito útil.
Muitas companhias mantêm PROGRAMAS DE RELACIONAMENTO com a imprensa – hotéis oferecem hospedagens, restaurantes distribuem cortesias, gravadoras enviam CDs etc. Dependendo da atividade da empresa, esta iniciativa fica um pouco mais complicada, mas é aí que entra a criatividade e a mão da assessoria de imprensa.
Se sua empresa patrocina um show ou uma peça de teatro, DISTRIBUA ALGUNS CONVITES para a imprensa. Não espere uma cobertura do evento, deixe os jornalistas à vontade. Mas se houver oportunidade, mostre-se disposto a apresentar um perfil de sua empresa e suas áreas de atuação.
Outra ação usual são os convites de VISITAS À EMPRESA ou mesmo uma ida à redação. Se você já foi entrevistado uma ou mais vezes por um determinado jornalista por telefone, convide-o para conhecê-lo pessoalmente. Editores raramente recusam um convite para um almoço se você já é uma fonte confiável de consulta.
Embora muitos jornalistas não gostem de tocar neste assunto, tais contatos e convites contribuem na hora deAVALIAR UMA PAUTA ou mesmo escolher uma fonte. Se você tem dois orçamentos iguais, mas foi muito BEM TRATADO por uma das empresas e teve um atendimento frio da outra, qual vai escolher? O mesmo vale para jornalistas. Quando eles já te conhecem e sabem que você está sempre DISPOSTO A CONTRIBUIR, não perderão seu precioso tempo procurando outra fonte.
Faça bons contatos e eleja os seus “alvos”, com o auxílio do seu assessor de imprensa. Embora o preço seja caro em um primeiro momento, a COMPENSAÇÃO em longo prazo costuma ser excelente e duradoura. Ah, já sabe com quem vai almoçar amanhã?
Fonte: Scritta