O Follow Up é primordial para conseguir inserir os clientes em veículos de comunicação porque permite ao assessor explicar e "vender" o tema para o repórter ou produtor. “Sem ele, o trabalho seria apenas o envio de e-mails, que nem tem a garantia de serem lidos”, afirma a coordenadora de núcleo da assessoria de imprensa da RS Press, Nicolli Oliveira.
Para a coordenadora é fundamental conhecer bem a pauta para ter êxito em um follow: “Tem que sempre se colocar no lugar de quem irá atender o telefone e falar com entusiasmo sobre o assunto”.
Confira algumas dicas essenciais para um follow up mais eficaz:
Prepare-se: Antes de fazer qualquer contato com jornalista, tenha pleno conhecimento sobre a sugestão de pauta que está oferecendo!
Convença: Se a pauta não convence o assessor, não convencerá o jornalista. Portanto, certifique-se de que “não está vendendo vento”!
Oriente: Por mais que nossos clientes queiram sair na mídia, é preciso orientá-los sobre o que é notícia e o que não é!
Tenha cautela: Se a pauta não convenceu o repórter que é seu contato, não convencerá o seu editor. Não adianta ficar insistindo. Não queime seu contato!
Mude: Se a pauta como está é fraca, mude o gancho! Tente contextualizar de forma macro. Tente puxar um gancho, uma pesquisa. Tente fazer acontecer!
Certifique-se: Estou realmente falando com a pessoa certa? A pauta é dessa editoria? Busque o tiro certeiro. Veja o perfil do jornalista e que tipo de matérias casam com os segmentos que ele cobre.
Fonte: RSPRESS